Sobre o Paradigma da Modernidade, atente ao texto a seguir:
Na aprendizagem científica, o homem
moderno toma a realidade, submete-a a
projetos de medidas e cálculos, dá-lhe outra
existência. Gosta de comportar-se como razão
que está sempre medindo e calculando. Pela
ciência, queremos ser criadores de um mundo
que esteja totalmente sob nosso domínio e
controle.
BUZZI, Arcângelo R. Introdução ao Pensar. Petrópolis: Vozes, p. 102,
1991.
Disponível em:
Wwww.google.com/search?q=o+homem+moderno+e+a+ciencia
Acesso em: jul., 2019.
O texto acima retrata a dimensão que a aprendizagem científica significa para o desenvolvimento da
ciência moderna. O projeto da ciência, tanto em sua necessidade de acabamento quanto em seu
princípio, opõe-se absolutamente à opinião. No âmbito dessa temática, é CORRETO afirmar que
a) a formação do espírito científico está vinculada à opinião.
b) o projeto da ciência opõe-se à razão que a calcula.
c) a revolução científica moderna tem por origem a interpenetração entre técnica e religião.
d) aleitura científica da realidade está atrelada aos sistemas geométrico e matemático.
e) o homem moderno toma a realidade, submetendo-a a projetos da fé e da contemplação.