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Exercício 10191194

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(URCA - 2018)Número Original: 15Código: 10191194

Segundo Semestre - Segundo Dia

Ceará.b Fatos e processos históricos sobre os fenômenos místicos ocorridos na região de Juazeiro no Ceará .f
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Questão de Vestibular - URCA 2018
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“Maria de Araújo é uma personagem singular por ter sido vista como alguém tocada pela graça divina. Calculamos que sua história foi contada a partir da combinação de traços e elementos similares a outros episódios hagiográficos. (...) Neste sentido, distinguimos três tipos de relações que podem ser estabelecidas a partir dos fenômenos que ocorreram de 1889: a) mística e Igreja Católica, onde Maria de Araújo foi qualificada a partir do trinômio santa/embusteira/possessa; b) mística e medicina, a partir do qual o debate girou em torno da possibilidade de ela ser histérica/enferma e, por fim, c) mística e política, no qual a “trajetória de santidade” de Maria foi apagada e substituída pela do padre Cícero. Lembrando que a disputa pela santidade dela levou quase a um cisma, com a resistência de padres e populares à decisão do bispo e de Roma. Em todas as relações há um “transbordamento” de sentidos, no qual um espaço invade o outro. Em outras palavras, se os fenômenos ocorridos com Maria de Araújo não podem ser entendidos fora da religião, eles tampouco podem ser separados da ordem médica e política do final do século XIX.” (NOBRE, Edianne dos Santos. INCÊNDIOS DA ALMA: A beata Maria de Araújo e a experiência mística no Brasil do Oitocentos. Págs. 251-252, Tese de doutorado. UFFJ. 2014) A respeito das questões postas na citação acima: A) A Igreja Católica sempre aceitou as manifestações da religiosidade popular, especialmente, no Nordeste do país, sendo que o chamado “Milagre de Juazeiro” foi imediatamente incorporado às narrativas católicas oficiais. B) Desde o começo do XX, a exemplo do Pe. Cícero, a imagem da Beata Maria de Araújo figura como um dos personagens centrais nas celebrações religiosas regionais, havendo inclusive uma romaria inteiramente dedicada a ela no dia 14 de janeiro, dia de sua morte. C) No contexto de Juazeiro do Norte e do Sertão Nordestino, os aspectos religiosos são suficientes para explicar e compreender a figura da Beata Maria de Araújo; D) O processo episcopal que apurou os chamados “fatos de Juazeiro” é contundente em afirmar o caráter milagroso daquelas ocorrências, aspecto que serviu para aumentar enormemente as peregrinações para Juazeiro do Norte durante todo o século XX. E) As questões apresentadas pela autora, reforçam a reflexão sobre as tentativas de apagamento da imagem da Beata Maria de Araújo entre os episódios religiosos de Juazeiro do Norte, a começar pelo próprio desaparecimento do corpo da Beata de seu lugar de enterramento.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     





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