O novo mapa do jazz
Durante décadas, músicos e jornalistas norte-americanos trataram os jazzistas estrangeiros com a condescendência
com que os brasileiros assistem ao desfile de uma escola de samba do Japão. Essa fase passou. Foi substituída pelo
sentimento de que os sopros de inovação do jazz têm vindo de fora.
galtista, Suiça Esbjgrn Svensson
pianista, Suécia
Ps
Brad Mehldau
Bartsia, EUA
a
Roy Hargrove
trompetista, EUA A Avishai Cohen
Babista, Israel
1 f ; Pianista, India/EUA
Richard Bona
r
Taste, CamarsesiFranga ow
‘Adapt de Veja, 18/11/2006
Luciana Souza
Cantora, Brasil
Lionel Loueke
guiternsta, Benin
Com base nas informações acima, e considerando o processo de globalização contemporâneo, uma das
tendências da difusão cultural das últimas décadas
(A) formação de uma cultura mundial homogênea, marcada pela supremacia dos elementos culturais dos
países centrais
(B] constituição de uma rede de influências culturais recíprocas, facilitada pelo desenvolvimento mundial das
telecomunicações
(C) eliminação do amplo predomínio cultural norte-americano sobre o mundo, delineado a partir do declínio
econômico dos Estados Unidos
[D) preservação da originalidade das características culturais de cada nação, evidenciada pela contribuição
dos imigrantes aos países de destino