Referindo-se a Walter Benjamin, a filósofa
Jeanne Marie Gagnebin afirma que "seu primeiro
texto traduzido no Brasil foi A Obra de Arte na Era de
sua Reprodutibilidade Técnica. O ensaio introduz
hipóteses essenciais para uma teoria da arte
contemporânea, marcada, segundo Benjamin, pela
“*reprodutibilidade técnica”, central na fotografia e no
cinema, que abole progressivamente “aura” de
unicidade e de autenticidade da obra de arte”.
Gagnebin, J. M. Walter Benjamin na era da reprodutibilidade
técnica. In: Folha de São Paulo, em 07/10/2012.
Disponível em:
https://m folha.uol.com.br/ilustrissima/2012/10/1164782wa
Iter-benjamin-na-era-da-reprodutibilidade-tecnica.shtml.
Sobre o conceito benjaminiano de reprodutibilidade
técnica, é correto afirmar que
A) doravante não podemos mais distinguir, entre as
obras imagéticas autorais da tradição, as que são
autênticas ou não.
B) as obras, cujas técnicas de reprodução são
também técnicas de produção, não possuem
mais autores nem contexto histórico.
C) suas obras diferem das da tradição, porque, à
diferença destas últimas, não testemunham uma
transmissão cultural.
D) se constitui na única possibilidade de obras de
arte realmente autênticas na experiência social,
cultural e estética atual.