Navios cargueiros são
responsáveis por 3% de todas as
emissões de CO». Utilizando células de
combustível de óxido sólido (SOFC)
associadas à captura de CO, “on
board”, pesquisadores propõem tornar
Fonte 1
Fonte 2
Combustível
fóssil
é
y
Biocombustível
Os
Par
co, ve
y
Navio
carbono neutro ou mesmo carbono t
. . . Produção Estação de SOFC
negativo os navios. A SOFC funciona a eletrolítica de reabastecimento li N
partir da oxidação do combustível com combustível IT Combustivel CO,
oxigénio puro, extraido do ar, numa
célula eletroquimica que da origem a
uma corrente elétrica. Nesse caso
específico, o CO, produzido é, então,
$a
Combi
SE
sorc /
\
mm)
/
SOFC
armazenado no estado líquido, no 1/ Partição móvel J
espaço deixado pelo combustível A
queimado, num tanque com partição [PN “aia | CO,
móvel. Esse CO, deve ser reutilizado CO, J
ou então armazenado adequadamente |
Captura de carbono
na natureza. A figura ao lado mostra
como funciona o esquema proposto.
a)
b)
Considerando o que se informa no texto, qual a importância, para o bom funcionamento da proposta, do uso das
células de combustível em relação a motores de explosão interna (como os usados em carros convencionais e
navios comuns)? Em condições ambientes, o CO, é mais estável no estado gasoso; do ponto de vista prático, o que
é preciso fazer, nas condições da proposta, para estocá-lo?
De acordo com o texto e a figura acima, qual fonte de combustível (1 e 2) seria classificada como carbono neutro e
qual como carbono negativo. Justifique suas escolhas.