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Exercício 11749547

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(UFU - 2021)Número Original: 57Código: 11749547

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Medicina

Literatura
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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Abaixo está colocado um trecho situado na Cena V do Segundo Ato da peça teatral O noviço, escrita por Martins Pena, em que se veem vários personagens centrais da trama. O NOVIGO - Ato Segundo - Cena V (excerto) [--] AMBROSIO — Decerto! (A parte:) Quer fazer-me alguma. FLORENCIA — Ai, vida da minha alma! AMBRÓSIO, à parte — O patife é muito capaz... CARLOS — Mas nós, os homens, somos tão falsos — assim dizem as mulheres —, que não admira que o tio... AMBRÓSIO, interrompendo-o — Carlos, tratemos da promessa que te fiz. CARLOS — É verdade; tratemos da promessa. (À parte:) Tem medo, que se pela! AMBRÓSIO — Irei hoje mesmo ao convento falar ao D. Abade, e dir-lhe-ei que temos mudado de resolução a teu respeito. E de hoje em quinze dias, senhora, espero ver esta sala brilhantemente iluminada e cheia de alegres convidados para celebrarem o casamento de nosso sobrinho Carlos com minha cara enteada. (Aqui entra pelo fundo o mestre dos noviços, seguidos dos meirinhos e permanentes, encaminhando-se para a frente do teatro.) CARLOS — Enquanto assim praticardes, tereis em mim um amigo. EMÍLIA — Senhor, ainda que não possa explicar a razão de tão súbita mudança, aceito a felicidade que me propondes, sem raciocinar. Darei a minha mão a Carlos, não só para obedecer a minha mãe, como porque muito o amo. CARLOS — Cara priminha, quem será capaz agora de arrancar-me de teus braços? MESTRE, batendo-lhe no ombro — Estais preso. (Espanto dos que estão em cena) PENA, Martins. O noviço. [5.1]: Klik. p. 29-30. Disponível em: http://www. dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000282. pdf. Acesso em: 15 jun. 2021. Sobre o funcionamento do texto dramático, de que o excerto em análise é exemplar, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa INCORRETA. A) No texto dramático, a fala das personagens é cercada por informações sobre como a ação deve ser encenada. As marcas de encenação são necessárias, pois, sem essas, não entenderíamos a intenção dos personagens, por isso elas funcionam como um narrador teatral. B) Ao longo do texto, vemos marcações como “interrompendo-o” ou “espanto dos que estão em cena”; esses Cc) elementos também são chamados de rubricas e constituem a parte do texto dramático que orienta a encenação, por isso não devem ser ditas pelos atores em cena. O texto dramático tradicional costuma se organizar em atos e em cenas, entre os quais pode haver pausas curtas ou longas — o que, além de possibilitar mudanças de cenário e/ou de figurinos, por exemplo, também permite criar um ritmo de ação mais interessante. D) A indicação de “à parte” propõe uma encenação em que o ator fala voltado à plateia, como se não fosse ouvido pelos demais atores em cena. O “à parte” também pode ser entendido como uma forma de quebra da quarta parede, quando os atores interagem com o público.


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