Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural. Às vezes
utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos — exclamações, onomatopeias.
Essas características de Fabiano, personagem de Graciliano Ramos,
(A) fazem de Vidas secas uma novela em que a voz do narrador em terceira pessoa preenche e interpreta os silêncios de
seu sofrido protagonista.
(B) justificam o fato de que o romance Vidas secas seja narrado pela voz titubeante e lacunosa de uma primeira pessoa
simuladamente inculta.
(C) trazem ao romance Angústia o tom das confissões descontroladas de seu protagonista, animalizado na função de um
servente público inexpressivo.
(D) dota o romance Angústia de uma espécie de estilo embrutecido, em que um memorialista analfabeto narra a alguém suas
desventuras pessoais.
(E) trazem ao centro de São Bernardo, pela narração em terceira pessoa, as violências de um rude fazendeiro, que acaba
justiçado por uma punição extrema.