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Exercício 12818351

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(USP - 2023)Número Original: 6Código: 12818351

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Movimento Unidimensional (Horizontal)
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Questão de Vestibular - USP 2023
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Em artigo publicado em 2022, uma física e um físico brasileiros propuseram uma interessante analogia entre congestionamentos de carros e a física de buracos negros (Luanna K. de Souza, George E. A. Matsas, “Black-hole analog in vehicular traffic”, American J. of Phys. 90, 692 (2022)). Considere uma fila de 9 carros inicialmente em posigdes Xo, x1, Xz, -...,Xg separados um do outro por uma distância D e se movendo com velocidade constante v na direcdo negativa de um eixo x. No instante inicial, o carro O freia, acionando D D sua luz de freio. Após um tempo de reação T,, o E " carro 1 freia, acionando agora a sua luz defreio. 7. «tes eb. ses ed ss - O carro 2, por sua vez, freia e aciona sua luz de freio um tempo T; após o carro 1 acionar a sua luz de freio e assim sucessivamente. Xo X1 X2 Para este problema, considere que no instante da primeira frenagem (instante inicial): (i) o carro O esteja localizado na origem (xo = 0); (ii) a distância entre os carros seja de D = 20 m; e (iii) todos os carros tenham a mesma velocidade escalar |?| = Vini- a) Dada a velocidade vin; = 72 km/h, calcule o tempo de reação máximo Tx para que não ocorram colisões entre quaisquer dois carros. Texto para os itens (b) e (c): Em geral, os tempos de reação dos motoristas não são iguais. Por exemplo, se os primeiros carros estiverem envoltos em neblina ou fumaça, os tempos de reação serão maiores para os primeiros carros da fila e menores para os últimos carros da fila. Considere a tabela a seguir, que mostra os tempos de reação T,, T»,..., Tg (em segundos) retratando uma situação como essa. Índicej | 1 2 3 4 5 6 7 8 T;(s) | 4,5 | 2,3 | 1,6 | 1,0 | 0,90 | 0,75 | 0,64 | 0,56 Se o tempo de reação de um dado carro for maior que Tmáx, este carro inevitavelmente irá colidir com o carro da frente. Em uma analogia proposta pelos autores do artigo, este carro entra no “horizonte de eventos” de um “buraco negro veicular”. b) Suponha agora uma outra velocidade v;n; tal que Tmsx = 0,89s. Utilizando os dados da tabela, determine, em metros, a posição do “horizonte de eventos”, ou seja, a posição xy tal que todos os carros com posição inicial x; < Xy inevitavelmente colidirão com o carro da frente. c) Calcule o intervalo de velocidades v;n; compatível com xy = 60 m. Note e adote: Assuma que a distância entre os carros D seja muito maior que o comprimento dos carros. Considere que, dada a velocidade Vini, após o acionamento dos freios, todos os carros que não colidem percorrem uma mesma distância até atingirem o repouso. Tempo de reação: O intervalo de tempo que o motorista demora para acionar o freio após ver o sinal emitido pelo carro da frente. Horizonte de eventos de um buraco negro: Superfície teórica em torno de seu centro a partir da qual nenhum outro evento pode fazer com que um objeto ou radiação escape de, eventualmente, ser sugado em direção ao centro do buraco negro. No caso do “buraco negro veicular” é o ponto a partir do qual um carro inevitavelmente irá colidir com o carro da frente e não pode escapar de uma colisão em seu futuro do mesmo modo que nada (nem a luz) escapa de um buraco negro real.


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