Leia atenciosamente os textos a seguir, pois são indispensáveis à sua reflexão sobre o tema proposto para
a redação.
Texto |
Nada posso dizer ainda dentro da forma. Tudo o que possuo está muito fundo dentro de
mim. Um dia, depois de falar enfim, ainda terei do que viver? Ou tudo o que eu falasse estaria
aquém e além da vida?
LISPECTOR, Clarice. Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 2019.
Texto II
Posta a coroa sobre a almofada, o Rei logo levou a mão à corrente.
- Ninguém mais se ocupa de mim — dizia atravessando salões e descendo escadas a caminho
das Salas do Tempo - Ninguém mais me olha. Agora posso buscar minha linda ideia e guardá-
la só para mim.
Abriu a porta, levantou o cortinado.
Na cama de marfim, a ideia dormia azul como naquele dia.
Como naquele dia, jovem, tão jovem, uma ideia menina. E linda.
COLASANTI, Marina. Uma ideia toda azul. São Paulo, Global, 2005.
Texto III
O tempo correu seus anos. Ideias o Rei não teve mais, nem sentiu falta, tão ocupado estava
em governar.
COLASANTI, Marina. Uma ideia toda azul. São Paulo, Global, 2005.
Texto IV
Ao lermos uma ficção — diz o romancista peruano Mário Vargas Llosa - nos metamorfoseamos
e abandonamos o reduto asfixiante da nossa vida real, passando a viver transitoriamente
experiências novas.
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Considerando as leituras dos textos motivadores, dos livros indicados e os conhecimentos construídos
ao longo de sua formação, escreva um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, que apresente, no
mínimo, dois argumentos válidos, comprovando seu ponto de vista acerca do tema:
A literatura de ficção é fonte para entendimento da realidade?
INSTRUÇÕES
Dê um título à sua produção textual.
Utilize a norma padrão da língua.
Não copie trechos do texto-base.
Escreva de modo legível e na folha apropriada para a produção textual.
Obedeça ao que consta no Edital n.º 22/2022 —- GR/UEMA a respeito da correção da produção textual.
12.9 Será atribuída nota zero à produção textual do candidato que
a) identificar a folha destinada à sua produção textual;
b) desenvolver o texto em forma de verso;
c) desenvolver o texto sob forma não articulada verbalmente (apenas com números, desenhos, palavras
soltas);
d) fugir à temática proposta na prova de produção textual;
e) fugir à tipologia textual proposta na prova de produção textual;
f) escrever de forma ilegível;
9) escrever a lápis;
h) escrever menos de 15 (quinze) linhas;
i) deixar a folha destinada à sua produção textual em branco.