Navios usam sistemas para manter o equilíbrio nos quais bombeiam água do mar, que nesse caso
recebe o nome de água de lastro, para dentro ou para fora de tanques construídos em sua estrutura. O esquema
abaixo representa um corte transversal de um navio de carga em que N indica o nível de segurança que a parte
submersa do navio deve atingir para que a embarcação não corra risco de tombar.
reservatório de:
agua de lastro ”
A fim de retirar a carga da embarcação e manter o nível de água do mar na posição N do casco do
navio, deve-se
A) encher com água de lastro o reservatório, de modo a aumentar o peso do navio e diminuir a pressão da
água do mar sobre o casco da embarcação.
B) esvaziar a água de lastro do reservatório, de modo a aumentar o peso do navio e diminuir o empuxo sobre
a embarcação.
C) manter o mesmo volume de água de lastro do reservatório, de modo a preservar o peso total original do
navio e o empuxo que age sobre ele.
D) encher com água de lastro o reservatório, de modo a preservar o peso total original do navio e o empuxo
que age sobre ele.