O problema central do método narrativo diz respeito à relação do autor com a sua obra. Em uma peça
teatral, o autor é ausente; ele desapareceu por trás dela. Mas o poeta épico conta a história como contador
profissional, incluindo os seus comentários no poema e dando à narrativa propriamente dita (distinta do diálogo)
o seu próprio estilo.
O romancista pode, similarmente, contar uma história sem afirmar que testemunhou ou participou do
que narra. Pode escrever na terceira pessoa, como “autor onisciente”. Esse é, sem dúvida, o modo tradicional
e “natural” de narração. O autor está presente, ao lado da sua obra, como o palestrante cuja exposição
acompanha o projetor de slides ou o filme documentário.
WELLEK, René; WARREN, Austin. Teoria da Literatura e Metodologia dos Estudos Literários. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 301.
Sobre o trecho acima e os gêneros literários, assinale a alternativa correta.
A) No gênero autobiográfico, o autor prescinde do recurso do narrador, expondo sua voz real e testemunhal.
B) O narrador onisciente em terceira pessoa se caracteriza por ser imparcial e confiável em seu discurso.
C) O poema épico, a despeito de sua terminologia, pertence ao gênero lírico, já que é escrito em versos.
D) No gênero dramático há um afastamento do autor pela habitual inexistência da figura de um narrador ou de
um eu-lírico.