A BR-319 é uma importante pauta política nos Es-
tados do Amazonas e de Rondônia. Entre os principais
argumentos em defesa da reconstrução da rodovia, des-
tacam-se os relacionados à facilitação de acesso a servi-
ços de saúde. Como estratégia de mitigação de parte dos
impactos socioambientais negativos de sua reconstrução
foram criadas Unidades de Conservação (UCs) no entorno
da rodovia. Esta estratégia, no entanto, pode ser também
compreendida como contraditória.
(Henrique S. A. Carlos. Análise da implementação de Unidades
de Conservação no contexto da rodovia BR-319, 2018. Adaptado.)
A estratégia apresentada pode ser contraditória, pois a rodo-
via próxima às unidades de conservação
(A) centralizaria o fluxo de veículos e reduziria as ameaças
à fauna.
(B) impediria a ocupação das margens e o desmatamento
na região.
(C) ampliaria a produção das refinarias de petróleo nas áreas
de proteção ambiental da região.
(D) estimularia o desenvolvimento de práticas sustentáveis
nas proximidades.
(E) produziria maior vulnerabilidade ambiental com o aumen-
to da circulação de automóveis.