II.
INSTRUÇÕES GERAIS
Dos cuidados gerais a serem tomados pelos candidatos:
1.Leia atentamente a proposta da prova de Redação. 2. Escreva, na primeira linha do Formulário de Redação, o título da Redação. 3. A
Redação deverá ser escrita em língua portuguesa e em letra legível, usando, unicamente, caneta esferográfica de tinta preta. 4. Tenha como
padrão básico 30 (trinta) linhas. 5. Empregue nível de linguagem apropriado à sua escolha. 6. Estruture seu texto utilizando recursos gramati-
cais e vocabulário adequados. Lembre-se de que o uso correto de pronomes e de conjunções mantém a coesão textual. 7. Seja claro e coe-
rente na exposição de suas ideias. 8. A Redação não deve conter qualquer registro ou sinalização que permita a identificação do candidato
(nome, assinatura, rubrica etc.) em local não destinado a esse fim, podendo acarretar desclassificação do candidato. 9. A Redação será ava-
liada quanto à adequação ao tema, adequação ao tipo de texto, adequação ao nível de linguagem, coesão e coerência. O candidato que obti-
ver nota O (zero) em um dos critérios — adequação ao tema, adequação ao tipo de texto ou coerência — será desclassificado do Processo Sele-
tivo.
Da Proposta:
DISSERTAÇÃO
Texto I
O fechamento das escolas afeta de forma direta toda a população em idade escolar. Porém, crianças e adolescentes pobres
são mais profundamente acometidas. Grande parte das crianças de baixa renda encontra na merenda escolar, ofertada pelas
instituições públicas de ensino da educação básica, sua única fonte de alimentação saudável e, com a interrupção das
atividades escolares, podem não conseguir se alimentar de forma adequada com os recursos disponíveis em seus domicílios.
A situação pode ser pior ainda. É possível que parte expressiva das crianças e adolescentes que vivem em famílias pobres
padeça de fome na ausência da merenda escolar.
(Adaptado de: SILVA, E. R. A., OLIVEIRA, E. R. “A. Proteção de crianças e adolescentes no contexto da pandemia da COVID-19...: Nota
técnica, DISOC (Diretoria de Estudos e Políticas Sociais), IPEA, nº 70, p. 7, mai. de 2020)
Texto II
Em momentos como o atual de isolamento social, quando as famílias têm que residir por períodos longos em tempo integral em
residências majoritariamente desprovidas das condições adequadas de habitabilidade, percebe-se o aumento da violência
doméstica. O aumento do consumo de bebidas alcoólicas e de outras drogas motivado pelo estresse do confinamento também
contribui para a elevação dos conflitos.
(Adaptado de: SILVA, E. R. A., OLIVEIRA, E. R. A. “Proteção de crianças e adolescentes no contexto da pandemia da COVID-19...: Nota
técnica, DISOC (Diretoria de Estudos e Políticas Sociais), IPEA, nº 70, p. 11, mai. de 2020)
Texto III
“Quem geralmente faz a denúncia de violência contra a criança e o adolescente é o professor, é o educador, e as crianças
longe dos professores e dos educadores não têm quem as proteja e quem faça a denúncia por elas. Então certamente a gente
pode dizer, sem medo de errar, que a violência aumentou juntamente com a subnotificação, ou seja, a nossa criança está
sofrendo sozinha”, alertou Maurício Cunha, secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
(Adaptado de: “Debate aponta escola como espaço de proteção contra violência infanto-juvenil”. Agência Câmara de Notícias. 10 de mai.
de 2021)
Texto IV
Tipologia de violência contra as crianças relacionada à faixa etária das ocorrências no Brasil:
<5 5-10 11-17 18+
Maus-tratos a crianças
Bullying
Violência juvenil
Violência infligida pelo parceiro íntimo
Violência sexual
Violência emocional ou psicológica e testemunhar violência
(Adaptado de: “Comunidade escolar na prevenção e resposta à violência contra crianças e adolescentes”.
Fundação das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), p. 48, Brasília/DF, jun. de 2022)
Considerando os textos acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:
A escola como espaço de segurança para as crianças e os adolescentes no Brasil pós-pandêmico