(www.aviacaocomercial.net)
Para se calibrar o pneu do carro num posto de serviços,
a recomendação é colocar cerca 30 PSI, sigla em inglês para
a unidade de pressão “libra-força por polegada quadrada”.
Para o pneu de um avião, que é preenchido com nitrogênio
puro em vez de ar, a regulagem recomendada é cerca de
200 PSI à temperatura ambiente de 300 K. No entanto, no
momento do pouso, essa pressão interna pode aumentar
significativamente, como consequência do calor gerado pelo
impacto e atrito com o solo e pela ação dos freios, com a
temperatura podendo atingir 1 200 K.
(www.uol.com.br. Adaptado.)
Supondo que o volume do pneu não se altere, a pressão in-
terna de nitrogênio no pneu durante o pouso pode atingir o
valor de
A) 1000 PSI.
(A)
(B) 300 PSI.
(C) 600 PSI.
(D) 500 PSI.
(E)
E) 800 PSI.