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Exercício 16157

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(UERJ - 2013)Número Original: 53Código: 16157

Primeiro exame de qualificação

Urbanização Brasileira Rio de Janeiro.b
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Questão de Vestibular - UERJ 2013
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Perimetral O viaduto da Perimetral liga o bairro do Caju até a região da Praça XV, no Centro do Rio de Janeiro. A obra foi iniciada no final dos anos 1950, no governo do prefeito Negrão de Lima. O trânsito de veículos na cidade aumentava a cada dia, e a construção do elevado aliviaria as ruas do Centro. É uma das mais importantes vias da cidade, permitindo o acesso à avenida Brasil, à ponte Rio-Niterói e ao aeroporto Santos Dumont. Estima-se que mais de 40 mil veículos passem pela Perimetral todos os dias. Adaptado de www historiadorio.com br. Os textos referem-se a duas transformações na cidade do Rio de Janeiro nos últimos sessenta anos: a construção do viaduto da Perimetral, na década de 1950, e, na atualidade, sua demolição parcial, prevista nas obras do projeto Porto Maravilha. Porto Maravilha Porto Maravilha é um projeto da Prefeitura do Rio de Janeiro, com apoio dos governos estadual e federal. As obras da primeira fase incluem a construção de novas redes de água, esgoto e drenagem nas avenidas Barão de Tefé e Venezuela, além da urbanização do Morro da Conceição e da restauração do Jardim Suspenso do Valongo. Outras mudanças programadas: demolição parcial do viaduto da Perimetral, transformação da avenida Rodrigues Alves em via expressa, criação de uma nova rota, chamada provisoriamente de Binário do Porto, e reurbanização de 70 km de vias Adaptado de portomaravilha.com br. Esses dois momentos evidenciam a seguinte mudança nas políticas de planejamento urbano: (A) interação entre ocupação fabril e modernização dos serviços (B) integração entre equilíbrio ambiental e ampliação dos espaços públicos (C] compatibilização entre controle da poluição e redução das estruturas viárias (D] equiparação entre desenvolvimento do setor de serviços e expansão das áreas de lazer


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