América. Adrien Collaert e Marten de Vos, c.1600, Rijksmuseum, Amsterdam.
Os homens que saíram para o Atlântico em 1492 não tinham a certeza de que
chegariam às Índias, apesar do incentivo de Colombo nesse sentido. Em 12 de
outubro daquele ano, um Novo Mundo se descortinou âqueles homens, extasiados
com as diversas possibilidades daquela “descoberta”. A partir daquele momento,
civilizações diferentes — em diversos sentidos — entrariam em contato, alterando
definitivamente os rumos históricos de ambas as partes (nativos e europeus).
Nesse sentido, a gravura
a) contém elementos que indicam a visão, entre os séculos XVI e XVII, de uma
América exótica e exuberante que ainda povoava o imaginário europeu.
b) demonstra que as guerras entre os povos ameríndios era uma prática
combatida pelos europeus e, por isso, extinta do continente.
c) que é encomendada pelas coroas ibéricas, revela a preocupação em
demonstrar uma América exótica e perigosa e, assim, evitar ataques piratas
ao continente.
d) enfatiza a existência de fauna e flora muito diferentes do continente europeu,
representando animais efetivamente encontrados pelos colonizadores.
e) procura desqualificar práticas habituais das ameríndias, como a nudez, ao
representar uma mulher sentada sobre um animal exótico.