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Exercício 30791

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(ENEM - 2013)Número Original: 109Código: 30791

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Dissertação Argumentativa (Tipos Textuais) Análise linguística
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Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
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Jogar limpo Argumentar não é ganhar uma discussão a qualquer preço. Convencer alguém de algo é, antes de tudo, uma altemativa à prática de ganhar uma questão no grito ou na violência física — ou não física. Não física, dois pontos. Um político que mente descaradamente pode cativar eleitores. Uma publicidade que joga baixo pode constranger multidões a consumir um produto danoso ao ambiente. Há manipulações psicológicas não só na religião. E é comum pessoas agirem. emocionalmente, porque vítimas de ardilosa — e cangoteira — sedução. Embora a eficácia a todo preço não seja argumentar, tampouco se trata de admitir só verdades científicas — formar opinião apenas depois de ver a demonstração e as evidências, como a ciência faz. Argumentar é matéria da vida cotidiana, uma forma de retórica, mas é um raciocínio que tenta convencer sem se tornar mero cálculo manipulativo, e pode ser rigoroso sem ser científico. Lingua Portuguesa, So Pau, ano 8, 1.6, br. 2011 (odaçtado No fragmento, opta-se por uma construção linguística bastante diferente em relação aos padrões normalmente empregados na escrita. Trata-se da frase “Não física, dois pontos”. Nesse contexto, a escolha por se representar por extenso o sinal de pontuação que deveria ser utilizado O enfatiza a metáfora de que o autor se vale para desenvolver seu ponto de vista sobre a arte de argumentar. O diz respeito a um recurso de metalinguagem, evidenciando as relações e as estruturas presentes no enunciado. O éumrecurso estilístico que promove satisfatoriamente a sequenciação de ideias, introduzindo apostos exemplificativos. O ilustra a flexibilidade na estruturação do gênero textual, a qual se concretiza no emprego da linguagem conotativa. O prejudica a sequência do texto, provocando estranheza no leitor ao não desenvolver explicitamente o raciocínio a partir de argumentos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     





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