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Logo depois transferiram para o trapiche o depósito
dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava.
Estranhas coisas entraram então para o trapiche. Não
mais estranhas, porém, que aqueles meninos, moleques
de todas as cores e de idades as mais variadas, desde os
nove aos dezesseis anos, que à noite se estendiam pelo
assoalho e por debaixo da ponte e dormiam, indiferentes
ao vento que circundava o casarão uivando, indiferentes
à chuva que muitas vezes os lavava, mas com os olhos
puxados para as luzes dos navios, com os ouvidos
presos às canções que vinham das embarcações...
AMADO, Cias da Areia São Pau Compara das Letras, 2008 fragment)
Texto Il
Amargem esquerda do rio Belém, nos fundos do mercado
de peixe, ergue-se o velho ingazeiro — ali os bêbados
são felizes. Curitiba os considera animais sagrados,
provê as suas necessidades de cachaça e pirão. No
trivial contentavam-se com as sobras do mercado.
TREVISAN, D 6 notes de pai: conto escoidos. io de Jans: Besos. 2008
gre
Sob diferentes perspectivas, os fragmentos citados são
exemplos de uma abordagem literária recorrente na
literatura brasileira do século XX. Em ambos os textos,
O a linguagem afetiva aproxima os narradores dos
personagens marginalizados.
a ironia marca o distanciamento dos narradores em
relação aos personagens.
o detalhamento do cotidiano dos personagens revela
a sua origem social.
o espaço onde vivem os personagens é uma das
marcas de sua exclusão.
a critica à indiferença da sociedade pelos
marginalizados é direta.
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