Em , que a cinemateca lança nesta semana nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a dor maior e a
violência verdadeira vêm dos demônios de La Motta — que fizeram dele tanto um astro no ringue como um homem fadado
à destruição. Dirigida como um senso vertiginoso do destino de seu personagem, essa obra-prima de Martin Scorcese é
daqueles filmes que falam à perfeição de seu tema (o boxe) para então transcendê-lo e tratar do que importa: aquilo que faz
dos seres humanos apenas isso mesmo, humanos e tremendamente imperfeitos.
Revista Veja. 18 fov, 2009 (adaptado)
Ao escolher este gênero textual, o produtor do texto objetivou
(A) construir uma apreciação irônica do filme.
(B) evidenciar argumentos contrários ao filme de Scorcese.
(C) elaborar uma narrativa com descrição de tipos literários.
(D) apresentar ao leitor um painel da obra e se posicionar criticamente.
(E) afirmar que o filme transcende o seu objetivo inicial e, por isso, perde sua qualidade.