Teatro do Oprimido é um método teatral que
sistematiza exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas
pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, recentemente
falecido, que visa à desmecanização física e intelectual de
seus praticantes. Partindo do princípio de que a linguagem
teatral não deve ser diferenciada da que é usada
cotidianamente pelo cidadão comum (oprimido), ele propõe
condições práticas para que o oprimido se aproprie dos
meios do fazer teatral e, assim, amplie suas possibilidades
de expressão. Nesse sentido, todos podem desenvolver
essa linguagem e, consequentemente, fazer teatro. Trata-
se de um teatro em que o espectador é convidado a
substituir o protagonista e mudar a condução ou mesmo o
fim da história, conforme o olhar interpretativo e
contextualizado do receptor.
Companhia Teatro do Oprimido. Disponível em: wruetoro org. br.
“Acesso em: 1 jul. 2000 (adaptado)
Considerando-se as características do Teatro do Oprimido
apresentadas, conclui-se que
O esse modelo teatral é um método tradicional de fazer
teatro que usa, nas suas ações cênicas, a linguagem
rebuscada e hermética falada normalmente pelo
cidadão comum.
O a forma de recepção desse modelo teatral se destaca
pela separação entre atores e público, na qual os
atores representam seus personagens e a plateia
assiste passivamente ao espetáculo.
O sua linguagem teatral pode ser democratizada e
apropriada pelo cidadão comum, no sentido de
proporcionar-lhe autonomia crítica para compreensão
e interpretação do mundo em que vive.
& o convite ao espectador para substituir o protagonista
e mudar o fim da história evidencia que a proposta de
Boal se aproxima das regras do teatro tradicional para
a preparação de atores
@ a metodologia teatral do Teatro do Oprimido segue a
concepção do teatro clássico aristotélico, que visa à
desautomação física e intelectual de seus praticantes.