A partir do século IX, aumentou a circulação da ciência e da filosofia vindas de Bagdá, o centro da cultura
islâmica, em direção ao reino muçulmano instalado no Sul da Espanha. No século XII, apesar das divisões
políticas e das guerras entre cristãos e mouros que marcavam a península ibérica, essa corrente de conhecimento
virou um rio caudaloso, criando uma base que, mais tarde, constituiria as fundações do Renascimento no mundo
cristão. Foi dessa maneira que o Ocidente adquiriu o conhecimento dos antigos. No quadro pintado pelo italiano
Rafael, A escola de Atenas (1509), o pintor daria a Averróis, sábio muçulmano da Andaluzia, um lugar de honra,
logo atrás do grego Aristóteles, cuja obra Averróis havia comentado e divulgado.
(Adaptado de David Levering Lewis, God's Crucible: Islam and the Making of Europe, 570-1215. New York: W. W. Norton, 2008, p. 368-69, 376-77.)
a) Identifique no texto dois aspectos da relação entre cristãos e muçulmanos na Europa medieval.
b) Relacione as características do Renascimento cultural europeu à redescoberta dos valores da Antiguidade
clássica.