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Exercício 5059779

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(ETEC - 2011)Número Original: 45Código: 5059779

Segundo Semestre

Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ETEC 2011
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O automóvel, inventado no final do século XIX, logo se tornou o Objeto-Rei, a Coisa-Piloto. Hoje, este objeto por excelência rege a vida cotidiana como um todo. A questão do trânsito ganha, muitas vezes, prioridade política, exigindo muitos recursos na construção de um sistema viário que tenta ser adequado e está sempre em expansão. Diante desse sistema, a cidade se defende mal, pois se concebem a cidade e a cidadania de acordo com as pressões do automóvel. Assim, a circulação parece valer mais que a habitação a educação, o lazer e as demais possibilidades de reunião oferecidas pela vida urbana Esse processo parece ser conduzido por uma racionalidade técnica, neutra, objetiva. No fundo da questão, porém, estão os interesses da produção e do lucro. É verdade que, para muitas pessoas, o carro é um pedaço de sua “moradia”, até mesmo o fragmento essencial de sua vida. Para muitos, o carro é também um objeto que se torna mágico, entra nos sonhos, atravês da mídia e dos simbolos de distinção social. (LEFEBVRE, Hemi La vie quoticienne dans le monde modeme. Pars: Galina, 1968 atado) Analise e identifique as afirmações que são coerentes com as ideias do texto. |. O automóvel é um “Objeto-Rer”, pois condiciona vários momentos da vida cotidiana, isto é, da produção ao consumo, da vida urbana aos comportamentos sociais. Il. Portras da racionalidade técnica da produção automobilística, estão os interesses e as pressões das megaempresas desse ramo sobre o Estado e sobre seus planos urbanísticos IIL A larga difusão do automóvel contribui para ampliar a cidadania, ao subordinar a economia do pais à produção desse bem, aumentando o acesso da maioria da população ao consumo em geral É válido o que se afirma em (A) |, apenas. (8) Ill, apenas (C) Fell, apenas. (0) Hell, apenas (E) Lite


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     





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