AFALA DO TRONO
BATALHA NAVAL DO RIACHUELO
(Guerra do Paraguai)
Pedro Américo, 1873
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A pintura histórica alcançou no século XIX importante lugar no projeto político do
Segundo Reinado. Esse gênero artístico mantinha intenso diálogo com a produção do
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Por meio da pintura histórica, forjou-se um
passado épico e monumental, em que toda a população pudesse se sentir representada
nos eventos gloriosos da história nacional. O trabalho de Araújo Porto-Alegre como
crítico de arte e diretor da Academia Imperial de Belas Artes possibilitou a visibilidade
da pintura histórica com seus pintores oficiais, Pedro Américo e Victor Meirelles.
Isis Pimentel de Castro
Adaptado de periodicos.ufsc.br.
Considerando as imagens das telas e as informações do texto, as pinturas históricas para o
governo do Segundo Reinado tinham a função essencial de:
(A) consolidar o poder militar
(B) difundir o pensamento liberal
(C) garantir a pluralidade política
(D) fortalecer a identidade nacional