Os barcos e as locomotivas a vapor foram,
durante algum tempo, um dos meios de
transporte mais usados pelo ser humano. Na
máquina a vapor, que pode ser considerada como
uma máquina térmica, um dos principais
componentes, a caldeira, é usada para aquecer
água e produzir vapor a alta pressão. Alan
Stirling, em 1880, desenvolveu uma caldeira que
ainda hoje é usada para pequenas capacidades de
produção de vapor, da ordem de no máximo 10
t/h, a pressões de no máximo 20 bar (1 bar = 10º
bárias). As caldeiras podem usar vários
combustíveis para aquecer a água, como o bagaço
de cana, o gás liquefeito de petróleo (GLP) e o
óleo diesel, cujos calores de combustão são
respectivamente: 8 MJkg 45 MJkg e
40 MJ/kg. Sobre a situação em questão, afirma-se
que:
I. A caldeira de Stirling converte a energia do
combustível em energia térmica do vapor,
que se expande, realizando trabalho a uma
temperatura de 100°C.
II. As máquinas a vapor são dispositivos que
obedecem à 1a lei da termodinâmica e
utilizam o ciclo de Carnot em suas
operações.
III. A caldeira de Stirling trabalha com pressões
que podem atingir até aproximadamente 20
vezes a pressão atmosférica.
IV. Dentre os combustíveis citados no texto, o
mais eficiente para aquecer a caldeira é o
GLP.
A alternativa que contém todas as afirmativas
corretas é:
Olel
© lelll
@ llelll
@ Ilelv
© Illelv