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Exercício 5983281

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(UEPA - 2013)Número Original: 17Código: 5983281

Primeira Etapa

Fundamentos do Renascimento
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Questão de Vestibular - UEPA 2013
Questão de Vestibular - UEPA 2013
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Doc. 01 “Na maior parte das obras produzidas ao longo da Idade Média, existe um único plano. A ausência de profundidade nas pinturas medievais não é fruto de um desconhecimento técnico, mas de intensa religiosidade [..] Para o homem medieval, o espaço era uma dimensão divina, não material, e que não poderia, portanto ser representado. Deus era — concebido simultaneamente, entidade onisciente capaz de ver tudo e a todos ao mesmo tempo [...] muitas imagens representavam uma série de ações em um mesmo plano. O protagonismo dos personagens era dado pelo tamanho: quanto maior a imagem, maior a sua importância”. (BRAICK, Patrícia Ramos & MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. Das origens da Humanidade às reformas Religiosas. São Paulo: Moderna, 2010. p. 184.) EREDOII - IGREJA DE ‘San CLIMENT DE TAÚUL LÉRIDA Cristo pantocrator, forma tradicional da representação de Cristo, em posição soberana. Pantocrator significa “onipotente” ou “aquele que tudo rege: Pintura mural da Igreja de Sant Climent de Tau, Espanha, construção românica dos séculos Xl e Xl Os Documentos 01 e 02 são referências às pinturas medievais. A concepção de mundo que se apreende destes documentos identifica-se com o: O Estoicismo, que enfatizava o desprezo aos prazeres do corpo e a valorização das virtudes e da alma. © Antropocentrismo, que formulava os conceitos de arte a partir da centralidade do homem e da ciência. O Helenismo, que influenciou na formulação de conceitos humanistas adequados tanto para a pintura quanto para a arquitetura. O Teocentrismo, pelo qual o conceito de Deus encontra-se na centralidade da compreensão de tempo e de espaço na Idade Média. O Hedonismo, que desprezava os princípios da concepção teológica da divindade cristã onisciente e apegava-se à ideia pagã dos deuses romanos.


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