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Exercício 5999650

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(UEPA - 2012)Número Original: 21Código: 5999650

Primeira Etapa

Cidades-Estado no período clássico
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Questão de Vestibular - UEPA 2012
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Texto XI “A dádiva de Atena não é a oliveira selvagem da Olimpia, mas a oliveira cultivada. Poséidon cria o cavalo, Atena põe-lhe o arreio e constrói o carro. Poseidon provoca as ondas, Atena constrói o barco. Hermes multiplica os rebanhos de ovelhas, Atena ensina a utilizar a lã, até mesmo na guerra não é mais um simples arrojo como foi cristalizada na imagem de Ares -, agora é mais enobrecida de modo peculiar com a dança, a tática e a privação. (FUNARI, Paulo Abreu, FEITOSA, Lourdes Conde e SILVA, Glaydson José da. Amor, desejo, poder na Antiguidade: relações de Gênero e representações do feminino. Campinas (SP): Ed. Unicamp. 229.) Além do arcabouço mítico, um dos fatores que favoreceu a consolidação da crença em Palas Atena como principal divindade da cidade de Atenas foi: © o aumento da produção do azeite utilizado na iluminação e alimentação, provocado pela hegemonia ateniense no Mediterrâneo e o enfraquecimento das cidades-estados persas no eixo marítimo, dominado pelo comércio de produtos agricolas e artesanais atenienses. O | desenvolvimento da polis que fez surgir a noção de cidadão e o sentimento comunitário, que trouxe à tona a característica guerreira da deusa Atena, tornando legítima as formas de dominação tanto nas relações de trabalho quanto nas relações internacionais. O a unidade política autônoma da cidade-estado que incorporava um aglomerado urbano em seu território como partes inseparáveis, sendo que a vida econômica desvinculava-se da religião, permitindo liberdade de comércio e de culto aos cidadãos e estrangeiros que moravam em Atenas. O a união do campo e da cidade nos festivais, que isolava Atenas das outras cidades da Grécia, reiterando o caráter autônomo da polis, evidenciado pela liberdade de comércio em diferentes mercados do Mediterrâneo e do Egeu, onde estavam as principais rotas marítimas dos gregos. O a descrença na filosofia estoica, dominada pelo pensamento de estrangeiros que desarticulava as relações entre religião e economia, influenciando os comportamentos e hábitos familiares, ameaçando a permanência de uma cultura grega nos limites do território ateniense.


Opções de Resposta: 
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     B     
     C     
     D     
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