Texto XI
“A dádiva de Atena não é a oliveira selvagem da Olimpia, mas a oliveira cultivada. Poséidon cria o cavalo,
Atena põe-lhe o arreio e constrói o carro. Poseidon provoca as ondas, Atena constrói o barco. Hermes
multiplica os rebanhos de ovelhas, Atena ensina a utilizar a lã, até mesmo na guerra não é mais um
simples arrojo como foi cristalizada na imagem de Ares -, agora é mais enobrecida de modo peculiar com
a dança, a tática e a privação.
(FUNARI, Paulo Abreu, FEITOSA, Lourdes Conde e SILVA, Glaydson José da. Amor, desejo, poder na Antiguidade:
relações de Gênero e representações do feminino. Campinas (SP): Ed. Unicamp. 229.)
Além do arcabouço mítico, um dos fatores que favoreceu a consolidação da crença em Palas Atena como
principal divindade da cidade de Atenas foi:
© o aumento da produção do azeite utilizado na iluminação e alimentação, provocado pela hegemonia
ateniense no Mediterrâneo e o enfraquecimento das cidades-estados persas no eixo marítimo,
dominado pelo comércio de produtos agricolas e artesanais atenienses.
O | desenvolvimento da polis que fez surgir a noção de cidadão e o sentimento comunitário, que
trouxe à tona a característica guerreira da deusa Atena, tornando legítima as formas de dominação
tanto nas relações de trabalho quanto nas relações internacionais.
O a unidade política autônoma da cidade-estado que incorporava um aglomerado urbano em seu
território como partes inseparáveis, sendo que a vida econômica desvinculava-se da religião,
permitindo liberdade de comércio e de culto aos cidadãos e estrangeiros que moravam em Atenas.
O a união do campo e da cidade nos festivais, que isolava Atenas das outras cidades da Grécia,
reiterando o caráter autônomo da polis, evidenciado pela liberdade de comércio em diferentes
mercados do Mediterrâneo e do Egeu, onde estavam as principais rotas marítimas dos gregos.
O a descrença na filosofia estoica, dominada pelo pensamento de estrangeiros que desarticulava as
relações entre religião e economia, influenciando os comportamentos e hábitos familiares,
ameaçando a permanência de uma cultura grega nos limites do território ateniense.