Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Exercício 5999998

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

(UEPA - 2011)Número Original: 17Código: 5999998

Segunda Etapa

Fundamentos do Renascimento
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEPA 2011
Exibir texto da questão

Muitos artistas e filósofos do Renascimento escreveram sobre a natureza e o seu valor para a arte, mas nenhum foi tão observador quanto Leonardo da Vinci. A prova da sua curiosidade como do seu entendimento da natureza pode encontrar-se nos muitos desenhos que ele fez. Seus primeiros desenhos mostram seu fascínio pelas montanhas, as rochas, as águas e o efeito da cor e da luz na natureza. Ele incorporou esta compreensão nas suas pinturas. As suas observações e pensamento desenvolveram-se numa filosofia natural baseada na totalidade da natureza. (O mundo do Renascimento. Madri: Edições Del Prado, 1997. p. 102. Citado por KOSHIBA, Luiz. História - Origens, estruturas e processos: Uma leitura da história ocidental para o ensino médio. Sao Paulo: Atual, 2000 p.233,) No contexto sócio-cultural do berço do renascimento europeu, as concepções de natureza expressas por Da Vinci são influenciadas pela/o: tradição da Cristandade Ocidental que eliminou a visão dicotômica da relação homem e natureza deixada pelas antigas civilizações do Mediterrâneo. filosofia Oriental trazida pelos sábios bizantinos para Península Itálica que se baseava na contemplação da natureza como forma de encontrar a sabedoria. releitura dos manuscritos filosóficos de Platão e de Aristóteles que defendiam a harmonia entre homem e natureza para garantir o equilíbrio da cidade. compreensão humanista e antropocêntrica do mundo que redefiniu corpos, estéticas e paisagens como produtos constitutivos da vida e da natureza. educação escolástica, que atribuía a Deus a criação do universo e estabelecia as leis naturais como formas de controle dos instintos humanos. “ooo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     





Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?