ENA HABANA: DE OLHO NOS NOVOS NEGÓCIOS
Os novos negócios em Havana impulsionaram outro setor, até então pouco em
voga na ilha: a publicidade. As histórias de pequenos empreendedores que deram
certo foram a inspiração para a revista eletrônica mensal En la Habana, que chegou
ao seu terceiro número em março deste ano. O objetivo, segundo um dos seus
criadores, é mostrar o que está acontecendo na cidade e as transformações no país,
principalmente na capital.
Adaptado de O Globo, 06/04/2015.
Cuba passou a ser um país socialista após a revolução ocorrida em 1959. Nas últimas décadas,
porém, tem vivenciado mudanças derivadas da dissolução da U.R.S.S., dentre as quais estão as
citadas no trecho da reportagem.
A expansão desses novos negócios cubanos está diretamente relacionada à expectativa da
seguinte possibilidade:
(A) integração com países latino-americanos
(B) celebração de acordo comercial com a China
(©) fim do embargo econômico norte-americano
(D) liberalização para investimentos de capitais europeus