Ao anunciar que o Hotel Copacabana Palace passou por uma grande reforma para a Copa
do Mundo, a revista TAM nas Nuvens (abril 2014) veiculou o seguinte texto:
O Copacabana Palace é daqueles hotéis — dá para contar nos dedos pelo mundo — que são ao
mesmo tempo substantivo e adjetivo. Você já deve ter lido “um Copacabana Palace de Buenos
Aires” ou algo assim. Mas a verdade é que apenas recentemente, às vésperas de essa grande
senhora de Copacabana — sim, porque tudo me faz crer que “o” Copa é um substantivo
feminino — completar 90 anos, passei por aquela porta giratória como hóspede. Porém, longe
de encontrar uma old lady.
Informe Publicitário publicado em TAM nas Nuvens, abril de 2014.
Sobre o texto, considere as seguintes afirmações:
1. Ao dizer que o Copacabana Palace é “ao mesmo tempo substantivo e adjetivo”, mencionam-
se as propriedades de nomear o local e, paralelamente, de designar qualidade quando a
expressão é aplicada a outro local.
2. À publicidade argumenta que existem poucos hotéis no mundo comparáveis ao Copacabana
Palace.
3. O texto mostra a expansão da rede do “Copa”, exemplificada pela filial em funcionamento na
capital argentina
4. A ideia central do informe é defender que, apesar de sua tradição, o Copacabana Palace
responde às exigências da modemidade.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.