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Exercício 6348549

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(FGV - SP - 2015)Número Original: 60Código: 6348549

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Ideologias políticas, econômicas e culturais e suas relações no processo histórico de desenvolvimento das civilizações .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
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(...) dividamos a experiência (passeio na montanha-rus- sa) em três partes. A primeira é a da ascensão continua, me- tódica e persistente (...). Essa fase representa o período do século XVI até meados do século XIX, quando as elites da Europa promovem o desenvolvimento tecnológico que lhes asseguraria o domínio do mundo. A segunda nos precipita em uma queda vertiginosa, com a perda das referências do espaço, do que nos cerca e até o controle das faculdades conscientes (...). Isto ocorreu ao redor de 1870, com a cha- mada Revolução Científico-Tecnológico. (...) A terceira é a do loop, O climax da aceleração precipitada, que representaria o atual período, assinalado por um novo surto dramático de transformações, a Revolução da Microeletrônica (...) o que faz os dois movimentos anteriores parecerem projeções em câmera lenta. (...) O aparato tecnológico torna-se cada vez mais imprevisível, iresistível e incompreensível (Nicolau Sevcenko, A corrida para o século XXI, 2001, p. 14-17) Segundo o texto, (A) a metáfora da montanha-russa nos incita a refletir so- bre o mundo modemo e contemporâneo e, por meio da Revolução Científico-Tecnológica e da Revolução da Mi- croeletrônica, nos joga em meio às invenções, na espe- tacularização da sociedade, na idolatria das imagens, na velocidade das relações cotidianas e na ausência de re- flexão que contempla o presentismo. (B) aimagem da montanha-russa valoriza a tecnologia como critério histórico para medir o tempo, sua continuidade e suas rupturas, elogia o progresso, nos estimula a viver segundo as referências do passado, nos faz prever o fu- turo e, dessa forma, facilita a compreensão dos saltos qualitativos, tornando o homem consciente da sua ação histórica (C) 0 Joop, ou seja, o movimento de maior velocidade das mu- danças, sintetiza o processo histórico, desde o século XVI até os inícios do século XXI pois, após dominar o mundo, o homem se lança na microeletrônica, no quase invisível, o que permite a ele o controle das situações adversas, a preservação do meio ambiente e o planejamento de uma sociedade menos violenta. (D) 0 século XXI inicia-se de maneira otimista, com as trans- formações da Revolução Microeletrônica que permitem ao homem o domínio do meio ambiente, a facilidade dos meios de comunicação, cada vez mais democratizados, a reflexão sobre seu próprio destino enfim, um mundo mais solidário que deixou para trás as guerras e os geno- cídios, guiado agora pela tecnologia (E) o homem do século XXI tem mais condições materiais de refletir sobre si mesmo, sobre o mundo e sobre as relações entre homem/homem e homem/mundo, já que atecnologia o instrumentaliza com a democratização das informações, tornando possível compreender as mudan- ças, mesmo que rápidas, e o mobiliza para uma ação mais consciente.


Opções de Resposta: 
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