Leia este texto:
10
15
20
E eles não foram felizes para sempre...
João e Maria não são mais as crianças ingênuas que se deixavam iludir por uma
casa feita de doces no meio da floresta. Adultos, tornaram-se caçadores mercenários que
querem vingança contra a bruxa que um dia ameaçou suas vidas. A Bela Adormecida.
por sua vez, já não é vítima do feitiço de uma bruxa invejosa. Por vontade própria. ela
cai em sono profundo para satisfazer o fetiche dos homens
Não, não deu a louca nos contos de fadas. Foi o cinema que decidiu cortar o “felizes
para sempre” do roteiro mais popular dessas histórias e recontá-las sob perspectiva mais
adulta e, em alguns casos. mais sombria também, como nos exemplos acima. Seguindo “A
Garota da Capa Vermelha”. longa bascado no conto Chapeuzinho Vermelho que estreou
nos cinemas este mês, pelo menos mais outros seis filmes inspirados em contos de fadas.
mas com uma abordagem bem diferente das doces adaptações feitas pela Disney [...].
devem chegar à tela grande entre este ano e o próximo
O olhar menos ingênuo e mais pesado que os novos filmes lançam sobre os contos
de fadas espelha aspectos da própria atualidade. “A Fera”, por exemplo. que ainda não
tem data de estreia no Brasil, traz “A Bela e a Fera” para o século XXI propositalmente.
“Eu adorei a ideia de tornar contemporânea a história e ambientá-la em um colégio. O
conto trata da forma como se lida com a aparência e achei a escola o cenário ideal para
explorar a obsessão que a nossa cultura a nossa juventude têm pelo visual”, comentou
o diretor Daniel Bamz, em entrevista de divulgação do filme
Essa sintonia com o presente ultrapassa a questão da temática e encontra eco também
na própria origem dessas narrativas. cujas primeiras versões. de séculos atrás, nada tinham
de infantil
Jornal Pampulha, 30 abr.J6 maio 2011, Capa 3. (Fragmento)
1. Com base nessa leitura, JUSTIFIQUE o título do texto.
2. INDIQUE os elementos a que cada um destes termos, ou expressões, faz referencia no texto:
Adultos (inha 2):
Caçadores mercenários (linha 2):
Ela (inha 4):
Nos exemplos acima (linha 8):
Essa sintonia (linha 20):