Uma hipótese para o acidente com o voo
AF447, na rota Rio-Paris, é de que tenha
havido erro de leitura nos indicadores de
velocidade, devido ao congelamento dos
sensores denominados tubos de Pitot. No
momento do acidente, a aeronave
atravessava uma forte tempestade, fato que
pode ter ocasionado condições atípicas de
temperatura e de pressão, que teriam levado
à formação de água super-resfriada. Essa
água super-resfriada teria congelado instan-
taneamente ao encontrar a superfície metálica
dos tubos de Pitot. Estima-se que a temperatura
externa da aeronave no momento do acidente
estava em torno de — 400C.
O termo “água super-resfriada” corresponde a
uma situação metaestável na qual a água se
encontra
(A) no estado sólido em uma temperatura
abaixo do seu ponto de congelamento.
(B) no estado líquido em uma temperatura
superior e próxima ao seu ponto de
congelamento
(C) no estado líquido em uma temperatura
abaixo do seu ponto de congelamento
(D) no estado sólido em uma temperatura
superior e próxima ao seu ponto de
congelamento.
(E) nos estados sólido, líquido e gasoso,
simultaneamente, em uma temperatura
abaixo do seu ponto de congelamento.