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Exercício 6489708

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(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 1Código: 6489708

Vestibular de Inverno - Manhã - Outros Cursos - Administração - Ciências Biológicas - Ciências da Computação - Sistemas de informações - (Núcleo Básico de Computação)

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Sintaxe
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
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Texto 1 Ensinar exige rigorosidade metódica O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão. Uma de suas tarefas primordiais é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se “aproximar” dos objetos cognoscíveis. E esta rigorosidade metódica não tem nada que ver com o discurso “bancário” meramente transferidor do perfil 5 do objeto ou do conteúdo. É exatamente neste sentido que ensinar não se esgota no “tratamento” do objeto ou do conteúdo superficialmente feito, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível. E essas condições implicam ou exigem a presença de educadores e de educandos criadores, instigadores, inquietos, rigorosamente curiosos, humildes e persistentes. Faz parte das condições em que aprender criticamente é possivel a pressuposição por parte dos educandos de que o 10 educador já teve ou continua tendo experiência da produção de certos saberes e que estes não podem a eles, os educandos, ser simplesmente transferidos. Pelo contrário, nas condições de verdadeira aprendizagem, os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo. Só assim podemos falar realmente de saber ensinado, em que o objeto ensinado é apreendido na sua razão de ser e, portanto, aprendido 15 pelos educandos. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004, p. 26. a) Explique, com suas próprias palavras, o que distingue os conceitos de “rigorosidade metódica” e de “discurso bancário”, apresentados por Paulo Freire. b) Identifique o referente do pronome demonstrativo estes em "que estes não podem a eles, os educandos, ser simplesmente transferidos” (linhas 10 -11 - texto 1). €) Conservando o seu sentido original, reescreva a frase abaixo, atendendo à modificação proposta. Faça as alterações necessárias. Frase original: “Só assim podemos falar realmente de saber ensinado, em que o objeto ensinado é apreendido na sua razão de ser e, portanto, aprendido pelos educandos.” (texto 1) Frase modificada Só assim podemos falar realmente de saber ensinado, em que o objeto ensinado é aprendido pelos educandos


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