Lições de mé
DONA COTINHA — É claro! Só gosta de solidão quem
nasceu pra ser solitário. Só o solitário gosta de solidão.
Quem vive só e não gosta da solidão não é um solitário,
é só um desacompanhado. (A reflexão escorrega lá
pro fundo da alma.) Solidão é vocação, besta de quem
pensa que é sina. Por isso, tem de ser valorizada. E não
é qualquer um que pode ser solitário, não. Ah, mas não
é mesmo! É preciso ter competência pra isso. (De súbito,
pedagógica, volta-se para o homem.) É como poesia,
sabe, moço? Tem de ser recitada em voz alta, que é pra
gente sentir o gosto. (FAZ UMA PAUSA.) Você gosta de
poesia? (O HOMEM TORNA A SE DEBATER. A VELHA
INTERROMPE O DISCURSO E VOLTA A LHE DAR AS
COSTAS. COMO SEMPRE. IMPASSÍVEL. O HOMEM.
MAIS UMA VEZ, CANSADO, DESISTE.) Bem, como eu
ia dizendo, pra viver bem com a solidão temos de ser
proprietários dela e não inquilinos, me entende? Quem
é inquilino da solidão não passa de um abandonado
Éisso aí.
ZORZETT MH. Lições de motim. Goiânia: Ke, 2010 (adaptado
Nesse trecho, o que caracteriza Lições de motim como
texto teatral?
O O tom melancólico presente na cena
O As perguntas retóricas da personagem.
O Ainterferência do narrador no desfecho da cena.
O Ouso de rubricas para construir a ação dramática.
O As analogias sobre a solidão feitas pela personagem.