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Exercício 6887242

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(PUC-CAMPINAS - 2016)Número Original: 19Código: 6887242

Verão - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Práticas do sistema mercantilista (História)
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2016
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2016
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Por muito tempo vigorou, nos livros didáticos, uma simplifi- cação dos conceitos colonização de exploração e coloni- zação de povoamento. Tal simplificação se baseava na hipótese de que (A) (B) (C) (D) (E) o primeiro conceito denunciava a exploração da mão de obra nativa e escrava em larga escala nas zonas agrícolas em todo o continente, enquanto o segundo enaltecia a fundação de núcleos urbanos, como aqueles surgidos nas zonas de mineração, conside- rados espaços mais democráticos e suscetíveis à mobilidade social. na América Portuguesa teria predominado a ex- ploração predatória e a devastação ambiental, sem qualquer preocupação com a ocupação do território, enquanto, na América Espanhola, o povoamento planejado teria sido o foco central da empresa colo- nizadora. o modelo de exploração era atribuído à colonização ibérica, e o modelo de povoamento à colonização in- glesa, buscando diagnosticar os contrastes entre atraso e desenvolvimento e minimizando alguns ele- mentos complicadores como o fato de que nas colô- nias britânicas também existiu a plantation e intensa exploração. essa diferenciação havia sido instituída no discurso oficial das próprias metrópoles e amplamente ratifi- cada pelos missionários religiosos que atuaram nas Américas, a fim de reforçar a ideia de que a cate- quização fazia parte de um processo de povoamento com resultados civilizatórios, diferente da ação dos primeiros aventureiros. o primeiro conceito remetia ao período compreendi- do entre os séculos XV e XVIII, quando teria pre- dominado a extração de matérias primas e metais preciosos no continente, enquanto o segundo va- lorizava a ampla imigração europeia dos séculos XIX e XX, considerada altamente benéfica para o desenvolvimento das ex-colônias.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     





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