Assinale a alternativa que NÃO pode ser associada ao teatro de Gil Vicente.
a)
b)
[...] aparecem os homens livres pobres e também os escravos, tidos os
primeiros como parasitas, e os segundos como tipos preguiçosos que nada
fazem e devem ser frequentemente punidos. (Fernando Juarez De Cardoso)
Muitas de suas peças são moralidades [...] Seus autos, contudo, não têm a
rigidez das moralidades da época; as alegorias transformam-se em vida,
em personagens saborosos. (Anatol Rosenfeld)
[...] predomina [...] a sucessão de pequeninos quadros, a lembrar a mesma técnica
da pintura narrativa medieval e das novelas de cavalaria. (Segismundo Spina)
Seu teatro, essencialmente moral e social, é marcado pela intenção crítica. O
riso, a sátira e os gracejos tinham um endereço certo: o público que assistia
às encenações e que acabava por rir de si mesmo, sem que, por cegueira ou
vaidade, se reconhecesse. (João Domingues Maia)
|...] traz em si características de um momento de transição portuguesa, assim
é marcado por traços que indicam desde elementos medievais até elementos
renascentistas. (Alexandre Huady Torres Guimarães)