Os reality shows são hoje para a classe mais abastada
e intelectualizada da sociedade o que as novelas eram assim
que se popularizaram como produto de cultura massificada:
sinônimo de mau gosto. Com uma maior aceitação das no-
velas na esfera dos críticos da mídia, o reality show segue
agora como gênero televisivo mundial, transmitido em horá-
rio nobre, e principal símbolo da perda de qualidade do con-
teúdo televisivo na sociedade pós-moderna. Os reality shows
personificam as novas formas de identificação dos sujeitos
nas sociedades pós-modernas. Programas como o BBB são
movidos pelas engrenagens de uma sociedade exibicionista e
consumista, que se mantém vendendo ao mesmo tempo a pro-
posta de que cada um pode sair do anonimato e conquistar
facilmente fama e dinheiro.
(Savia Lorena B. C. de Sousa.
O reality show como objeto de reflexão cultural.
observatoriodaimprensa.com.br)
Sobre a relação entre os meios de comunicação de massa e o
público consumidor, é correto afirmar que:
(A) a qualidade da programação da tv não é condicionada
pelas demandas e desejos dos consumidores culturais.
(B) o reality show é uma mercadoria cultural relacionada
com processos emocionais de seu público.
(C) os critérios estéticos independem do nível de autonomia
intelectual dos consumidores.
(D) no caso dos reality shows, a televisão estimula a capaci-
dade de fruição estética do público consumidor.
(E) os programadores priorizam aspectos formativos rele-
gando o entretenimento a uma condição secundária.