Texto 1
“NINGUÉM VALE
PELO QUE
TEM, MAS PELO
QUE É.”
IMAGINA! POIS
QUEM NÃO TEM
(Quino. Amigos para a vida!, 2015.)
Texto 2
VOCÊ SÓ PENSA EM VOCÊ COMPRA a
DINHEIRO, CLÁUDIO. IATES COM AMOR? PUXA, VOCÊ PERDEU
QUAL FOI A ULTIMA | A NOÇÃO DE TUDO...
A ) VOCE COMPRA CARROS — ) COMPRA
4 a COM AMOR? MOTOS COM.
Mao € 1 NOÇÃO?
(André Dahmer. Quadrinhos dos anos 10, 2016.)
Texto 3
Ao shopping center
Pelos teus circulos
vagamos sem rumo
nos almas penadas
do mundo do consumo.
De elevador ao céu
pela escada ao inferno:
os extremos se tocam
no castigo eterno.
Cada loja é um novo
prego em nossa cruz.
Por mais que compremos
estamos sempre nus
nós que por teus círculos
vagamos sem perdão
a espera (até quando?)
da Grande Liquidação.
(José Paulo Paes. Prosas seguidas de Odes mínimas, 1992.)
Texto 4
Nós somos consumidores agora, consumidores em primeiro lugar e acima de tudo. Para todas as dificuldades com que
nos deparamos no caminho trilhado para nos afastar dos problemas e nos aproximar da satisfação, nós buscamos as so-
luções nas lojas. Do berço ao túmulo, somos educados e treinados a tratar as lojas como farmácias repletas de remédios
para curar ou pelo menos mitigar todas as doenças e aflições de nossas vidas particulares e de nossas vidas em comum.
Comprar por impulso e se livrar de bens que já não são atraentes, substituindo-os por outros mais vistosos, são nossas
emoções mais estimulantes. Completude de consumidor significa completude na vida.
(Zygmunt Bauman. A riqueza de poucos beneficia todos nós?, 2015. Adaptado.)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva uma dissertação, empregando a norma-
-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
COMPRO, LOGO EXISTO?