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Exercício 6988913

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(UNICAMP - 2016)Número Original: 0Código: 6988913

Segunda Fase

Redação
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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REDAÇÃO TEXTO 1 Você é um estudante universitário que participará de um concurso de resenhas, promovido pelo Centro de Apoio ao Estudante (CAE), órgão que desenvolve atividades culturais em sua Faculdade. Esse concurso tem o objetivo de estimular a leitura de obras literárias e ampliar o horizonte cultural dos estudantes. A resenha será lida por uma comissão julgadora que deverá selecionar os dez melhores textos, a serem publicados. Você escolheu resenhar a fábula de La Fontaine transcrita abaixo. Em seu texto, você deverá incluir: a) uma síntese da fábula, indicando os seus elementos constitutivos; b) a construção de uma situação social análoga aos fatos narrados, que envolva um problema coletivo; c) um fechamento, estabelecendo relações com a temática do texto original. Seu texto deverá ser escrito em linguagem formal, deverá indicar o título da obra e ser assinado com um pseudônimo. A Deliberação Tomada pelos Ratos Rodilardo, gato voraz, aprontou entre os ratos tal matança, que deu cabo de sua paz, de tantos que matava e guardava na pança. Os poucos que sobraram não se aventuravam a sair dos buracos: mal se alimentavam. Para eles, Rodilardo era mais que um gato: era o próprio Satã, de fato. Um dia em que, pelos telhados, foi o galante namorar, aproveitando a trégua, os ratos, assustados, resolveram confabular e discutir um modo de solucionar esse grave problema. O decano, prudente, definiu a questão: simples falta de aviso, já que o gato chegava, solerte. Era urgente amarrar-lhe ao pescoço um guizo, concluiu o decano, rato de juízo. Acharam a ideia excelente, e aplaudiram seu autor. Restava, todavia, um pequeno detalhe a ser solucionado: quem prenderia o guizo — e qual se atreveria? Um se esquivou, dizendo estar muito ocupado; Outro alegou que andava um tanto destreinado em dar laços e nós. E a bela ideia teve triste final. Muita assembleia, ao fim nada decide — mesmo sendo de frades ou de veneráveis abades... Deliberar, deliberar... conselheiros, existem vários; mas quando é para executar, onde estarão os voluntários? (Fábulas de La Fontaine. Tradução de Milton Amado e Eugênia Amado. Belo Horizonte: Itatiaia, 2003, p. 134-136.) Glossário Abade: superior de ordem religiosa que dirige uma abadia. Frade: indivíduo pertencente a ordem religiosa cujos membros seguem uma regra de vida e vivem separados do mundo secular. Decano: o membro mais velho ou mais antigo de uma classe, assembleia, corporação, etc. Guizo: pequena esfera de metal com bolinhas em seu interior que, quando sacudida, produz um som tilintante. Solerte: engenhoso, esperto, sagaz, ardiloso, arguto, astucioso. REDAÇÃO TEXTO 2 Você está participando de um curso sobre o livro O sentimento de si: corpo, emoção e consciência, de autoria do neurocientista António Damásio. Uma das avaliações do curso consiste na produção de um texto de divulgação científica a ser publicado em um blog do curso. O objetivo do seu texto será o de divulgar as ideias do autor para um público mais amplo, especialmente para alunos do ensino médio. Você deverá escrever o seu texto sobre o tema da indução das emoções, baseado no excerto abaixo, incluindo: a) uma explicação sobre indutores de emoção com exemplos do próprio texto; b) uma breve narrativa que exemplifique processos de indução de emoções; c) uma finalização baseada no fechamento do texto original. Lembre-se de que o texto de divulgação científica deverá ter um título adequado aos conteúdos tratados. O induzir das emoções As emoções acontecem em dois tipos de encontram, de modo algum, confinados aos que circunstâncias. O primeiro tipo de circunstâncias tem lugar quando o organismo processa determinados objetos ou situações através de um dos seus dispositivos sensoriais, por exemplo, quando o organismo avista um rosto ou um local familiar. O segundo tipo de circunstâncias tem lugar quando a mente de um organismo recorda certos objetos e situações e os representa, como imagens, no processo do pensamento, por exemplo, a recordação do rosto de uma amiga ou o fato de esta ter acabado de falecer. Um fato que se torna óbvio ao considerarmos as emoções é que certas espécies de objetos ou acontecimentos tendem a estar mais sistematicamente ligadas a determinado tipo de emoção que a outros. As classes de estímulos que provocam alegria, medo ou tristeza tendem a fazê- lo de forma consistente no mesmo indivíduo e em indivíduos que compartilham os mesmos antecedentes culturais. Apesar de todas as possíveis variações na expressão de uma emoção, e apesar do fato de podermos ter emoções mistas, existe uma correspondência aproximada entre classes de indutores de emoção e o resultante estado emocional. Ao longo da evolução, os organismos adquiriram os meios para responder a determinados estímulos — sobretudo aos que são potencialmente úteis ou perigosos sob o ponto de vista da sobrevivência — através de um conjunto de respostas a que chamamos emoção. Também é importante notar que enquanto o mecanismo biológico das emoções é largamente predeterminado, os indutores de emoção são externos e não fazem parte desse mecanismo. Os estímulos que causam a emoção não se ajudaram a formar nosso cérebro emocional ao longo da evolução e que podem induzir emoção desde os primeiros dias de vida. A medida que se desenvolvem e interagem, os organismos ganham experiência factual e emocional com diversos objetos e situações do ambiente, tendo assim uma oportunidade de associar muitos objetos e situações que poderiam ter permanecido emocionalmente neutros, com os objetos e as situações que causam emoções naturalmente. A forma de aprendizagem conhecida por condicionamento é uma das maneiras de obter esta associação. Uma casa parecida com a que o leitor viveu uma infância feliz pode fazê-lo sentir-se feliz, embora nada de especialmente bom ainda se tenha passado na casa. Do mesmo modo, o rosto de uma belíssima desconhecida, que se assemelha ao de uma pessoa ligada a um acontecimento terrível, pode causar-lhe desconforto ou irritação. Pode até nunca chegar a perceber por quê. A consequência de concedermos um valor emocional aos objetos que não estavam biologicamente destinados a receber essa carga emocional é tornar infinita a lista de estímulos que, potencialmente, podem induzir emoções. De uma forma ou de outra, a maior parte dos objetos e das situações conduzem a alguma reação emocional, embora uns em maior escala que outros. A reação emocional pode ser fraca ou forte — e, felizmente para nós, é fraca na maior parte das vezes —- mas mesmo assim está sempre presente. A emoção e o mecanismo biológico que lhe é subjacente são os companheiros obrigatórios do comportamento, consciente ou não. Um certo grau de emoção acompanha, forçosamente, o pensamento sobre nós mesmos ou sobre o que nos rodeia. (Adaptado de António Damásio, O sentimento de si: corpo, emoção e consciência. Lisboa: Círculo de Leitores, 2013, p.79-81.)


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