REDAÇÃO PROPOSTA 1
Você é um(a) estudante do Ensino Médio na rede pública estadual e soube de um acontecimento revoltante na sua
escola: sua professora de Filosofia recebeu ofensas e ameaças anônimas por suposta tentativa de doutrinação política, ao
ter iniciado o curso sobre as origens da Cidadania e dos Direitos Humanos modernos com o texto a seguir:
Teócrito e o pensamento
A ninguém, nem aos deuses nem aos demônios, nem às tiranias da terra nem às tiranias do céu, foi dado o poder de
impedir aos homens o exercício daquele que é o primeiro e o maior de seus atributos: o exercício do pensamento.
Podem amarrar as mãos de um homem, impedindo-lhe o gesto. Podem atar-lhe os pés, impedindo-lhe o andar. Podem
vazar-lhe os olhos, impedindo a vista. Podem cortar-lhe a língua, impedindo a fala. O direito de pensar, o poder de pensar, porém,
estão acima de todas as violências e de todas as repressões, que nada podem contra seu exercício. (...) Parece claro que não há
abuso mais abominável que o de tentar impor limitações ao pensamento de qualquer pessoa.
Pretender suprimir o pensamento de quem quer que seja é o maior dos crimes. Pois não é apenas um crime contra uma
pessoa, mas contra a própria espécie humana, uma vez que o pensamento é o atributo que distingue o ser humano dos demais
seres criados sobre a face da terra. (...)
Na vida na cidade, se um homem neutraliza dentro de si o direito de pensar, a cidade pode ser tomada e dominada pela
ferocidade de um tirano, cujo despotismo levará o povo à morte pela fome, pela crueldade ou por outras formas de injustiça e
prepotência. E se não o povo todo, pelo menos uma parte do povo, certamente, será arrastada à opressão, à tortura, ao cárcere
ou a qualquer outra forma de perdição. Os tiranos não gostam que as pessoas pensem. (Teócrito de Corinto, filósofo grego, século Il
d.C.)
A direção da escola ainda não se manifestou publicamente sobre o episódio. Indignado(a) com a tentativa de
censura que a professora sofreu por propor aos alunos reflexões fundamentais à formação cidadã, você decidiu escrever o
texto de um abaixo-assinado encaminhado à direção da escola, em nome dos estudantes, no qual deve: a) reivindicar que
a escola se posicione publicamente em defesa da professora; b) reivindicar a manutenção de aulas de Filosofia que
tematizem os Direitos Humanos; e c) justificar suas reivindicações. Para tanto, você deve levar em conta tanto o texto
acima quanto os excertos abaixo.
1. A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do
respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a
amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da
manutenção da paz. (Declaração Universal dos Direitos Humanos, Artigo XXVI, item 2, 1948.)
2.
POR QUE — OS PROFESSORES | ELES PODEM / |
TUDO isso?! É fa SÃO ASSIM TÃO IB ENSINAR O POVO
| PERIGOSOS?! | A PENSAR...
ga |
/
Pu livro (Alexandre Beck. Disponível em
SAO SiM... KZ pa.unicamp.br/direitos-humanos
-armandinho-na-upa. Acessado
em 24/11/2018.)
3. No que toca aos direitos humanos, a filósofa Hannah Arendt identificou na ruptura trazida pela experiência totalitária do
nazismo e do stalinismo a inauguração do tudo é possível, que levou pessoas a serem tratadas como supérfluas e
descartáveis. Tal fato contrariou os valores consagrados da Justiça e do Direito, voltados a evitar a punição
desproporcional e a distribuição não equitativa de bens e situações. Arendt propõe assegurar um mundo comum, marcado
pela pluralidade e pela diversidade, o qual, através do exercício da liberdade, impediria o ressurgimento de um novo estado
totalitário de natureza. No mundo contemporâneo, continuam a persistir situações sociais, políticas e econômicas que,
mesmo depois do término dos regimes totalitários, contribuem para tornar os homens supérfluos e sem lugar num mundo
comum, como a ubiquidade da pobreza e da miséria, a ameaça do holocausto nuclear, a irrupção da violência, os surtos
terroristas, a limpeza étnica, os fundamentalismos excludentes e intolerantes. (Adaptado de Celso Lafer, A reconstrução dos
direitos humanos: a contribuição de Hannah Arendt. Estudos Avançados, v. 11, n. 30, São Paulo, p. 55-65, maio/ago. 1997.)
4. O bicho está pegando na educação. Fico pensando em que mundo vivem os que acham que as escolas brasileiras
sofrem de “contaminação político-ideológica” comandada por “um exército organizado de militantes travestidos de
professores”. É uma baita contradição para quem diz defender a “pluralidade”, e é o caminho oposto dos países de alto
desempenho em educação: Estados Unidos (em que alguns Estados oferecem educação sexual desde o século XIX), Nova
Zelândia, Suécia, Finlândia e França. No Brasil, querem interditar o debate. Mesma coisa com os estudos indígenas e
africanos, classificados aqui como porta de entrada para favorecer “movimentos sociais”. Já na Noruega, o currículo é
generoso com o povo sam, habitantes originais do norte da Escandinávia. Doutrinação”, por lã, chama-se respeito à
diversidade e às raízes da história do país. Para piorar, o principal evangelista dessa “Biblia do Mal” seria Paulo Freire.
Justo ele, pacifista convicto e obcecado pela ideia de que as pessoas deveriam pensar livremente. Presos na cortina de
fumaça da suposta doutrinação, empobrecemos um pouco mais o debate sobre educação. (Adaptado de Blog do Sakamoto.
Disponível em https://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br. Acessado em 05/07/2018.)
REDAÇÃO PROPOSTA 2
Sua professora de Geografia abriu um fórum no ambiente virtual da disciplina para discutir o tópico “IDH e
crescimento do PIB como indicadores de desenvolvimento” e propôs as seguintes questões: a) Observe a classificação do
Brasil nos rankings apresentados nos gráficos 1 e 2; b) Interprete os textos 3, 4 e 5; e c) Indique se haveria diferenças no
desenvolvimento social do Brasil caso o país optasse por uma política econômica que tenha como consequência uma
melhor classificação no ranking do IDH ou no ranking do crescimento do PIB.
Publique uma postagem nesse fórum, na qual, a partir da leitura dos textos indicados abaixo, você deve: a)
apontar em qual ranking o Brasil subiria se privilegiasse os aspectos qualidade de vida e igualdade no desenvolvimento
social; b) apresentar as consequências de priorizar o consumo para o desenvolvimento social; e c) argumentar em favor do
seu ponto de vista.
1 2.
Ranking do crescimento do PIB Ranking do IDH
Pais CRESCIMENTO (55) Pais IDH
Li re a 1 BEE Noruega FO cc q q a
3 > Filipinas E CU ee ee 3 ME australia De
gq E êai cess 1,0% 130 e 0,640
o o (Fonte: PNUD, ed. 14 de setembro de 2018. Human Development Indices and Indicators - 201
(Dados disponiveis em https://economia .estadao.com.brinoticias/geral brasil-fica-em-ultimo- Statistical Update.)
em-ranking-de-crescimento-com-47-paises, 70002481872 Acessado em 28/06/2018.)
PIB significa Produto Interno Bruto, medida que representa a IDH significa Indice de Desenvolvimento Humano, medida
soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços concebida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para
finais produzidos numa determinada região, durante um avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico
determinado período. de uma população.
3. Um breve conjunto de informações para nos fazer repensar as relações de consumo:
e A industria da moda é a segunda maior consumidora de água no mundo. Só perde para a do petróleo.
Estima-se que 17% a 20% da poluição da água industrial vem de tingimento e tratamento têxtil.
Cerca de 15% a 20% de tecido é desperdiçado a cada peça cortada. E tecido não é reciclável.
Estima-se que 10% das emissões de gases de efeito estufa provêm da indústria da moda.
As fábricas de moda consomem mais de 130 milhões de toneladas de carvão/ano para gerar energia.
Para suprir a demanda do consumo, quase toda matéria-prima utilizada na moda resulta em problema: do
algodão, cheio de pesticidas, ao poliéster, oriundo da exploração do petróleo.
e Operários da indústria têxtil em países como China, Índia e Bangladesh trabalham mais de 12 horas por dia e
ganham menos do que 100 dólares por mês.
o Cerca de 80% da mão de obra deste mercado são mulheres. E menos de 2% ganham o suficiente para viver em
condições dignas. Para ganhar mais, elas chegam a trabalhar mais de 75 horas por semana.
E tem quem ache que o consumismo é um problema individual que só diz respeito à própria conta bancária...
(Adaptado de Nina Guimarães, O consumismo destrói o meio ambiente e incentiva o trabalho escravo. Metrópoles, 19/04/2017.)
4. As principais redes de varejo de moda do país associadas à ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) já notam a
melhora no ânimo dos consumidores. “O cenário é mais favorável, a partir do momento em que há maior disponibilidade de
crédito; a inflação está abaixo do esperado, com aumento no poder de compra; e há uma leve redução do desemprego.
Esses fatores somados ajudam a elevar a intenção de compra”, aponta Lima, diretor executivo da ABVTEX. A FGV estima
que, em 2018, o PIB cresça 2,5%. Esse crescimento deve permanecer liderado pelo consumo.
(Adaptado de Em 2018, crescimento permanecerá liderado pelo consumo, diz FGV. Disponível em http:/lwww.abvtex.org.br/. Acessado
em 04/05/ 2018.)
5. Pelo 12º ano consecutivo, só deu ela: a Noruega foi novamente eleita pela ONU como o melhor país do mundo para se
viver. Segundo Jens Wandel, diretor do departamento administrativo do Programa de Desenvolvimento da ONU, o sucesso
do país consiste em combinar o crescimento de renda com um elevado nível de igualdade. “Ao longo do tempo, a Noruega
conseguiu aumentar sua renda e, ao mesmo tempo, garantir que os rendimentos sejam distribuídos de modo uniforme”.
(Adaptado de Índice de Desenvolvimento Humano: o que faz da Noruega o melhor lugar para se viver? Huffpost Brasil, 17/12/2015.)