A realidade religiosa de hoje em dia na América Latina demonstra a
evidência o caráter superficial da cristianização autoritária conduzida
outrora pelo poder colonial. No Brasil, especialmente, cultos clandestinos
subsistiram — e agora afloram novamente — entre os índios e sobretudo
entre os negros trazidos da Africa. Os escritores e os viajantes dos séculos
XVI-XVIII não puderam deixar de assinalá-los. Ao lê-los, percebe-se que o
dia pertencia aos brancos e a noite, aos escravos. Posto o sol, os
caminhos do Brasil se fechavam aos brancos que se trancafiavam em suas
vastas moradas por temor dos escravos.
DELUMEAU, Jean. História do medo no Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1989,
p. 266-267 (Adaptado).
A catequese, indissociável do projeto colonizador português, jamais conseguiu
subverter totalmente o diversificado conjunto de crenças e costumes dos indígenas e
dos negros.
A respeito de tal constatação, faça o que se pede.
A) Apresente duas características do sincretismo religioso que marcou a colonização
portuguesa no Brasil.
B) Caracterize a ambiguidade da posição da Igreja Católica em relação à escravidão
de indígenas e negros.