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Exercício 7893052

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(UEMA - 2016)Número Original: 0Código: 7893052

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Redação
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Questão de Vestibular - UEMA 2016
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Os textos a seguir problematizam questões sociais. No texto |, o capitulo “Baleia, de Vidas Secas, apresenta e representa a condição humana, tentando criar novos caminhos. No texto Il, o critico Hermenegildo Bastos diz que Baleia é figuração dos derrotados, uma consciência ao mesmo tempo individual e coletiva que vive tanto o mundo da opressão, como o sonho de liberdade. No texto III, “Cidade Prevista”, de Drummond, o sonho poético é de “um mundo ordenado, uma pátria sem fronteiras”, em que todo homem carrega a responsabilidade de transformar as injustiças sociais. Texto | Baleia A cachorra Baleia estava para morrer. Tinha emagrecido, o pelo caira-lhe em vários pontos, as costelas avultavam num fundo róseo, onde manchas escuras supuravam e sangravam, cobertas de moscas. Então Fabiano resolveu matá-la. Foi buscar a espingarda de pederneira, lixou-a, limpou-a com o saca- trapo e fez tenção de carrega-la bem para a cachorra não sofrer muito. Ao chegar as catingueiras, modificou a pontaria e puxou o gatilho. A carga alcançou os quartos traseiros e inutilizou uma perna de Baleia. Baleia pôs-se a latir e desejou morder Fabiano. Realmente não latia: uivava baixinho, e os ulvos iam diminuindo, tornavam-se quase imperceptíveis. Não poderia morder Fabiano: tinha nascido perto dele, numa camarinha, sob a cama de varas, e consumira a existência em submissão, ladrando para juntar o gado quando o vaqueiro batia palmas. Baleia encostava a cabecinha fatigada na pedra. Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preas. E lamberia as mãos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. Um mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes. RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 127 ed. Rio de Janeiro: Record, 2015. (Com adaptações) Texto I Posfacio Baleia é a figuração dos derrotados, mas transmite universalidade. Uma consciência ao mesmo tempo individual e coletiva vive o mundo da opressão, mas também o sonho de liberdade. O sonho termina em delírio porque nao ha lugar para ele, so pode ser realizado pela transformacao do mundo. Arte e liberdade, como tal se opde ao mundo da opressão em que vivemos. O trabalho literário é, assim, ao mesmo tempo, amaldiçoado porque lembra ao homem, pelo revés, a sua falta de liberdade, mas também o espaço de resistência porque reafirma o horizonte da liberdade. À primeira coisa que nos diz uma obra de arte é que o mundo da liberdade é possivel, e isso nos da força para lutar contra o mundo da opressão. A arte é a antitese da sociedade. BASTOS. Hermenegildo. Posfácio, Inferno, Alpercata: trabalho e liberdade em Vidas Secas. In: RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Record, 2015. (Com adaptações) Texto III Cidade Prevista lo Irmãos, cantal esse mundo que não verei, mas vira um dia, dentro em mil anos talvez mais... não tenho pressa. Um mundo enfim ordenado, uma pátria sem fronteiras sem leis e regulamentos, uma terra sem bandeiras, sem igrejas, nem quartéis, sem dor, sem febre, sem ouro um jeito só de viver, lo Este pais não é meu nem vosso ainda, poetas. Mas ele sera um dia o pais de todo homem. ANDRADE, Carlos Drummond de. A Rosa do Povo. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. PROPOSTA DE REDAÇÃO Para elaborar sua produção textual, considere a leitura das obras indicadas e dos textos selecionados para compor esta prova. Redija um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, em que defenda seu ponto de vista, de modo coerente, acerca do tema: O MUNDO DA LIBERDADE E POSSÍVEL, E ISSO NOS DÁ FORÇA PARA LUTAR CONTRA A OPRESSÃO E AS INJUSTIÇAS SOCIAIS. Instruções Dê um titulo à sua redação. Utilize a norma padrão da lingua. Não copie trechos dos textos apresentados na coletânea. Não escreva a lápis. Escreva de modo legivel. Obedeça ao que consta no Edital nº80/2015 — REITÓRIA/UEMA a respeito da correção da Produção Textual. Será atribuída nota zero à prova de produção textual (redação) do candidato que identificar a folha destinada à sua produção textual; desenvolver o texto em forma de verso; desenvolver o texto sob forma não articulada verbalmente (apenas com números, desenhos, palavras soltas); fugir a temática e a tipologia textual propostas na prova; escrever de forma ilegível; escrever menos de quinze linhas; deixar a produção textual (redação) em branco.


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