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Exercício 7909195

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(UEMA - 2017)Número Original: 0Código: 7909195

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Redação
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Questão de Vestibular - UEMA 2017
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Os textos servem como base para refletir sobre o tema que será apresentado e como ponto de partida para você, candidato, desenvolver suas ideias com argumentação consistente. Leia-os antes de elaborar sua redação. Texto | | As autoridades não agiram contra o padre, mas se queixaram ao arcebispado. E o padre José Paulo foi chamado a presença do cônego secretário do arcebispado. O padre ficou amedrontado. [...] O cônego entrou com um passo manso. Os lábios tinham uma linha dura. Não havia nenhuma simpatia humana na sua figura, nos seus traços duros. O padre o viu, levantou- se, beijou humildemente sua mão: — Cônego... — Sente-se padre, temos que conversar. Olhava com os olhos sem expressão o padre. Sentou-se, cruzou as mãos com grande cuidado, afastou sua reluzente batina da batina suja do padre Jose Pedro. — Este arcebispado tem graves queixas contra o senhor, padre. Creio que o senhor já sabe do que se trata... — S0 se é as crianças... — Tem nos chegado bastantes queixas, padre José Pedro. Olhou o padre com olhos duros. Jose Pedro baixou a cabeça. — À viuva Santos, continuou o cônego, queixou-se. O senhor ajudou uma corja de moleques numa praça a valá- la. — Não é verdade, cônego. — O senhor quer dizer que a viuva mentiu? — O que ela disse não é verdade. Eu posso lhe narrar o fato... — Nao me interrompa. Porem agora ha coisa muito mais grave. O senhor sabe o que fez, sabe? — O senhor sabe o que é o leprosario? O cônego não respondeu. — Às vezes tenho que fazer... — (Compactua com os roubos, com os crimes desses perversos. — Que culpa eles têm... Que culpa... — Cale-se. — A voz do cônego era cheia de autoridade. O padre o olhou horrorizado. O cônego virou as costas e foi saindo. — À entrevista está terminada, padre José Pedro. Pode se retirar. Mas o padre ainda ficou parado uns minutos, querendo dizer alguma coisa. Mas não dizia nada, estava como que apatetado... AMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. (Com adaptações). Texto IV Vivemos uma guerra civil verbal Enquanto o surto da gripe HINI preocupa os brasileiros, o psicanalista e psiquiatra Jorge Forbes chama a atenção para outro tema, uma crise social do pais que, a seu ver, é tão importante ou mais que a gripe: a falta de dialogo entre as pessoas que estão aferradas a verdades estanques. [...] “Mas não temos vacina para isso, comenta. (MESQUITA, Renata Valéria. IN: Revista PLANETA. Maio 2010, ano 43, Texto Il CARTA DO SECRETARIO DO CHEFE DE POLICIA A REDACAO DO JORNAL DA TARDE Sr. diretor do Jornal da Tarde [...] Pelo exposto ficou claramente provado que a polícia não merece nenhuma critica pela sua atividade em face desse problema. A policia nao tem agido com maior eficiéncia porque nao foi solicitada pelo juiz de menores. Cordiais saudações. Secretario do chefe de polícia (AMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. (Com adaptações)). Texto III CARTA DO JUIZ DE MENORES À REDAÇÃO DO JORNAL DA TARDE Exmo. sr. diretor do Jornal da Tarde [...] Não cabe ao juizado de menores capturar os pequenos delinquentes. Cabe velar pelo seu destino posterior. E o sr. dr. chefe de polícia sempre ha de me encontrar onde o dever me chama. Não tenho culpa, porém, de que fujam [...] Por quê? Isso é um problema que aos psicólogos cabe resolver e não a mim, simples curioso da filosofia. De v. exc., admirador e patrício grato, Juiz de menores (AMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. (Com adaptações)). Texto V Você precisa escolher um lado? “E importante lembrar que o nosso bem-estar depende também do bem-estar comum. Sinto falta disso na nossa sociedade”, comenta a psicóloga Bel Cesar. [...] Conversas sobre temas controversos devem envolver uma intenção verdadeira das partes de ampliar suas visões, recomenda a psicóloga. Se não, será pura discussão, ou seja, uma disputa contaminada pela raiva e pela luta de o poder para ver quem se impõe melhor e convencer o outro de que é ele que está errado. (MESQUITA, Renata Valéria. IN: Revista PLANETA. Maio 2016, ano 43, ed. 520.) RECORTE TEMÁTICO Como vemos nos textos apresentados, a fala do cônego, um discurso autoritário, se sobrepõe e tenta apagar a fala do padre, um discurso sem prestígio, o que impossibilita um diálogo entre os dois para a resolução de um problema social (Texto |, Capitães de Areia). Ja os trechos das cartas (Textos Il e III), da referida obra, evidenciam justificativas frágeis de seus emissores, calcadas no desinteresse de ambos em dialogarem sobre importante assunto. Por outro lado, os textos da Revista PLANETA (Textos IV e V) tratam da necessidade do dialogo entre as pessoas. A falta de comunicação entre as pessoas, em qualquer grupo social, permite refletir sobre o que afirma o psiquiatra citado na reportagem: vivemos uma guerra civil verbal. * Dialogar — trocar opiniões, comentários etc., alternando papeis de ouvintes e de falantes. (Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa.) PROPOSTA DE REDAÇÃO Com um olhar atento para os fatos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, com no mínimo 15 linhas, em que você apresente argumentação fundamentada sobre o tema: DIÁLOGO: ALICERCE PARA AMPLIAR A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS E O CONHECIMENTO NA SOCIEDADE. Atenção: - Ao desenvolver seus argumentos, utilize em um deles uma relação de causa-consequência ou causa-efeito. - À leitura dos textos como base para suas reflexões sobre o tema é indispensável. Instruções Dê um titulo à sua redação. Utilize a norma padrão da lingua. Não escreva a lápis. Não copie trechos dos textos apresentados na coletânea. Escreva de modo legível e na folha apropriada para a redação. Obedeça ao que consta no Edital nº99/2016 — REITÓRIA/UEMA, a respeito da correção da Produção Textual. Item 11.7 Será atribuída a nota zero à prova de produção textual do candidato que: a) identificar a folha destinada à sua produção textual; b) desenvolver o texto em forma de verso; d) f) escrever de forma ilegível; 9) escrever a lápis; h) escrever menos de 15 (quinze) linhas; |) deixar a produção textual em branco. c) desenvolver o texto sob forma não articulada verbalmente fugir a temática proposta na prova de produção textual; e) fugir a tipologia textual proposta na prova de produção textual; (apenas com números, desenhos, palavras soltas);


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