Os textos servem como base para refletir sobre o tema que será apresentado e como ponto de partida para você,
candidato, desenvolver suas ideias com argumentação consistente. Leia-os antes de elaborar sua redação.
Texto |
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As autoridades não agiram contra o padre, mas se
queixaram ao arcebispado. E o padre José Paulo foi
chamado a presença do cônego secretário do
arcebispado. O padre ficou amedrontado. [...]
O cônego entrou com um passo manso. Os lábios tinham
uma linha dura. Não havia nenhuma simpatia humana na
sua figura, nos seus traços duros. O padre o viu, levantou-
se, beijou humildemente sua mão:
— Cônego...
— Sente-se padre, temos que conversar.
Olhava com os olhos sem expressão o padre. Sentou-se,
cruzou as mãos com grande cuidado, afastou sua
reluzente batina da batina suja do padre Jose Pedro.
— Este arcebispado tem graves queixas contra o senhor,
padre. Creio que o senhor já sabe do que se trata...
— S0 se é as crianças...
— Tem nos chegado bastantes queixas, padre José Pedro.
Olhou o padre com olhos duros. Jose Pedro baixou a
cabeça.
— À viuva Santos, continuou o cônego, queixou-se. O
senhor ajudou uma corja de moleques numa praça a valá-
la.
— Não é verdade, cônego.
— O senhor quer dizer que a viuva mentiu?
— O que ela disse não é verdade. Eu posso lhe narrar o
fato...
— Nao me interrompa. Porem agora ha coisa muito mais
grave. O senhor sabe o que fez, sabe?
— O senhor sabe o que é o leprosario?
O cônego não respondeu.
— Às vezes tenho que fazer...
— (Compactua com os roubos, com os crimes desses
perversos.
— Que culpa eles têm... Que culpa...
— Cale-se. — A voz do cônego era cheia de autoridade.
O padre o olhou horrorizado. O cônego virou as costas e
foi saindo.
— À entrevista está terminada, padre José Pedro. Pode se
retirar.
Mas o padre ainda ficou parado uns minutos, querendo
dizer alguma coisa. Mas não dizia nada, estava como que
apatetado...
AMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras,
2008. (Com adaptações).
Texto IV
Vivemos uma guerra civil verbal
Enquanto o surto da gripe HINI preocupa os brasileiros, o
psicanalista e psiquiatra Jorge Forbes chama a atenção
para outro tema, uma crise social do pais que, a seu ver, é
tão importante ou mais que a gripe: a falta de dialogo entre
as pessoas que estão aferradas a verdades estanques. [...]
“Mas não temos vacina para isso, comenta.
(MESQUITA, Renata Valéria. IN: Revista PLANETA. Maio 2010, ano 43,
Texto Il
CARTA DO SECRETARIO DO CHEFE DE POLICIA A
REDACAO DO JORNAL DA TARDE
Sr. diretor do Jornal da Tarde
[...] Pelo exposto ficou claramente provado que a polícia não
merece nenhuma critica pela sua atividade em face desse
problema. A policia nao tem agido com maior eficiéncia
porque nao foi solicitada pelo juiz de menores.
Cordiais saudações.
Secretario do chefe de polícia
(AMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras,
2008. (Com adaptações)).
Texto III
CARTA DO JUIZ DE MENORES À REDAÇÃO DO JORNAL
DA TARDE
Exmo. sr. diretor do Jornal da Tarde
[...] Não cabe ao juizado de menores capturar os pequenos
delinquentes. Cabe velar pelo seu destino posterior. E o sr.
dr. chefe de polícia sempre ha de me encontrar onde o
dever me chama. Não tenho culpa, porém, de que fujam [...]
Por quê? Isso é um problema que aos psicólogos cabe
resolver e não a mim, simples curioso da filosofia.
De v. exc., admirador e patrício grato,
Juiz de menores
(AMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras,
2008. (Com adaptações)).
Texto V
Você precisa escolher um lado?
“E importante lembrar que o nosso bem-estar depende
também do bem-estar comum. Sinto falta disso na nossa
sociedade”, comenta a psicóloga Bel Cesar. [...]
Conversas sobre temas controversos devem envolver uma
intenção verdadeira das partes de ampliar suas visões,
recomenda a psicóloga. Se não, será pura discussão, ou
seja, uma disputa contaminada pela raiva e pela luta de
o poder para ver quem se impõe melhor e convencer o outro
de que é ele que está errado.
(MESQUITA, Renata Valéria. IN: Revista PLANETA. Maio 2016, ano 43,
ed. 520.)
RECORTE TEMÁTICO
Como vemos nos textos apresentados, a fala do cônego, um discurso autoritário, se sobrepõe e tenta apagar a fala do
padre, um discurso sem prestígio, o que impossibilita um diálogo entre os dois para a resolução de um problema social (Texto |,
Capitães de Areia). Ja os trechos das cartas (Textos Il e III), da referida obra, evidenciam justificativas frágeis de seus emissores,
calcadas no desinteresse de ambos em dialogarem sobre importante assunto.
Por outro lado, os textos da Revista PLANETA (Textos IV e V) tratam da necessidade do dialogo entre as pessoas. A falta
de comunicação entre as pessoas, em qualquer grupo social, permite refletir sobre o que afirma o psiquiatra citado na reportagem:
vivemos uma guerra civil verbal.
* Dialogar — trocar opiniões, comentários etc., alternando papeis de ouvintes e de falantes.
(Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa.)
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Com um olhar atento para os fatos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, com no mínimo 15 linhas, em
que você apresente argumentação fundamentada sobre o tema: DIÁLOGO: ALICERCE PARA AMPLIAR A CONVIVÊNCIA
ENTRE AS PESSOAS E O CONHECIMENTO NA SOCIEDADE.
Atenção:
- Ao desenvolver seus argumentos, utilize em um deles uma relação de causa-consequência ou causa-efeito.
- À leitura dos textos como base para suas reflexões sobre o tema é indispensável.
Instruções
Dê um titulo à sua redação.
Utilize a norma padrão da lingua.
Não escreva a lápis.
Não copie trechos dos textos apresentados na coletânea.
Escreva de modo legível e na folha apropriada para a redação.
Obedeça ao que consta no Edital nº99/2016 — REITÓRIA/UEMA, a respeito da correção da Produção Textual.
Item 11.7 Será atribuída a nota zero à prova de produção textual do candidato que:
a) identificar a folha destinada à sua produção textual;
b) desenvolver o texto em forma de verso;
d)
f) escrever de forma ilegível;
9) escrever a lápis;
h) escrever menos de 15 (quinze) linhas;
|) deixar a produção textual em branco.
c) desenvolver o texto sob forma não articulada verbalmente
fugir a temática proposta na prova de produção textual;
e) fugir a tipologia textual proposta na prova de produção textual;
(apenas com números, desenhos, palavras soltas);