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Exercício 9065270

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(ENEM - 2020)Número Original: 170Código: 9065270

Digital - Segundo Dia - Prova Amarela

Cálculo e/ou utilização percentual com aumento e(ou) queda percentual em múltiplas etapas em uma fórmula de divisão .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
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O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado para medir a qualidade do aprendizado do ensino básico no Brasil, é calculado a cada dois anos. No seu cálculo são combinados dois indicadores: o aprendizado e o fluxo escolar, obtidos a partir do Censo Escolar e das avaliações oficiais promovidas pelo Inep. O Ideb de uma escola numa dada série escolar pode ser calculado pela expressão Ideb = N x P, em que N é a média da proficiência em língua portuguesa e matemática, obtida a partir do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e variando de O a 10. O indicador P, que varia de O a 1, por sua vez, refere-se ao fluxo escolar, pois considera as taxas de aprovação e reprovação da instituição, sendo calculado por P= 3 1 T em que T é o tempo médio de permanência dos alunos na série. Disponível em: www.inep.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2012. Uma escola apresentou no 9º ano do ensino fundamental, em 2017, um Ideb diferente daquele que havia apresentado nessa mesma série em 2015, pois o tempo médio de permanência dos alunos no 9º ano diminuiu 2%, enquanto a média de proficiência em língua portuguesa e matemática, nessa série, aumentou em 2%. Dessa forma, o Ideb do 9º ano do ensino fundamental dessa escola em 2017, em relação ao calculado em 2015, (A) permaneceu inalterado, pois o aumento e a diminuição de 2% nos dois parâmetros anulam-se. aumentou em 4%, pois o aumento de 2% na média da proficiência soma-se à diminuição de 2% no tempo médio de permanência dos alunos na série. (9) diminuiu em 4,04%, pois tanto o decrescimento do tempo médio de permanência dos alunos na série em 2% quanto o crescimento da média da proficiência em 2% implicam dois decréscimos consecutivos de 2% no valor do Ideb. (D) aumentou em 4,04%, pois tanto o decrescimento do tempo médio de permanência dos alunos na série em 2% quanto o crescimento da média da proficiência em 2% implicam dois acréscimos consecutivos de 2% no valor do Ideb. (E) aumentou em 4,08%, pois houve um acréscimo de 2% num parâmetro que é diretamente proporcional e um decréscimo de 2% num parâmetro que é inversamente proporcional ao Ideb.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     





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