A conquista do tempo através da medida é claramente percebida como um dos importantes aspectos do controle
do Universo pelo homem. De um modo não tão geral, observa-se como, em uma sociedade, a intervenção dos
detentores do poder na medida do tempo é um elemento essencial do seu poder: o calendário é um dos grandes
emblemas e instrumentos do poder; por outro lado, apenas os detentores carismáticos do poder são senhores
do calendário: reis, padres, revolucionários.
(LE GOFF, J. Historia e Memoria. Trad. de Bernardo Leitão et al. 7.ed. Campinas: Unicamp, 2013. p.442.)
No processo histórico das sociedades humanas, os senhores do poder procuram ampliar o seu domínio socioe-
conômico vinculando-o ao tempo cronológico.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um exemplo de apropriação do tempo associado a um poder
que originou um novo calendário.
a) O Édito de Constantino impôs o calendário justiniano a todo o Ocidente cristão modificando as datas de celebrações
religiosas.
b) A Reforma Calvinista produziu uma nova contagem de tempo para a sociedade referente ao mundo sagrado, consa-
grando a epopeia da libertação.
c) A Revolução Chinesa criou um novo calendário apropriando-se do controle da temporalidade no campo pelas novas
técnicas agrícolas desenvolvidas por Mao Tse Tung.
d) A Revolução Francesa rompeu com o calendário em vigor, a partir da deposição do rei pela Convenção criada para
formular uma nova constituição.
e) A Revolução Inglesa modificou o calendário no qual se regulava a balança comercial britânica com as suas colônias,
aprimorando a concentração do lucro.