Na figura 3, o “fim da linha” é também uma metá-
fora para interpretações como aquelas que defendem
que a sociedade atual encontra-se no “fim da his-
tória”, tese popularizada por Francis Fukuyama, ou
diante do “fim das utopias”, formulada por autores
como Anthony Giddens e Zigmunt Baumann. Este
debate teórico e social coloca no centro da reflexão
temas como modernidade, mudanças e movimentos
sociais.
Sobre o contexto sociopolítico e os fundamentos pre-
sentes nesse debate, assinale a alternativa correta.
a) Os protestos coletivos urbanos, a partir dos anos 1990,
quando ocorrem, demonstram ser uma ferramenta po-
lítica empregada primordialmente pelos indivíduos mais
pobres e menos escolarizadas.
b) Os novos movimentos sociais têm apresentado como
grandes traços a heterogeneidade dos atores envolvi-
dos, a valorização das adesões individuais e as ali-
anças pontuais independentes do pertencimento de
classe.
c) O liberalismo econômico é o referencial teórico dos
movimentos contra a globalização, revelando a des-
crença geral com os grandes projetos inspirados nos
ideais socialistas e o fim das grandes narrativas.
d) Para teóricos do “fim da linha” ou do “fim da histó-
ria”, a pós-modernidade está marcada pela ausência
de perspectivas para superar a cristalização de valo-
res, práticas e projetos sociais defendidos na época
da modernidade.
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e) O “fim da linha” é o reconhecimento de que os valores
criados pela modernidade foram cumpridos, restando
as novas gerações, garanti-los sem alterações signifi-
cativas.