Busca de Exercícios - ENEM - DNA (Genética Molecular) - Transcrição (Genética Molecular) - Síntese de Proteínas - Regulação Gênica (Genética Molecular) - RNA (Genética Molecular) Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • DNA (Genética Molecular)
  • Transcrição (Genética Molecular)
  • Síntese de Proteínas - Regulação Gênica (Genética Molecular)
  • RNA (Genética Molecular)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM- BR - 2009)Número Original: 16Código: 3960

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

DNA (Genética Molecular) Transcrição (Genética Molecular) Síntese de Proteínas - Regulação Gênica (Genética Molecular) RNA (Genética Molecular) Rec

Questão de Vestibular - ENEM 2009

A figura seguinte representa um modelo de transmissão da informação genética nos sistemas biológicos. No fim do processo, que inclui a replicação, a transcrição e a tradução, há três formas proteicas diferentes denominadas a, bec. tradução replicação Proteina “a” DNA +—————>»+ RNA —>——> Proteina “b” transcrição ina “o Proteina “c Depreende-se do modelo que a única molécula que participa da produção de proteinas é o DNA. o fluxo de informação genética, nos sistemas biológicos, é unidirecional as fontes de informação ativas durante o processo de transcrição são as proteinas. é possível obter diferentes variantes proteicas a partir de um mesmo produto de transcrição. a molécula de DNA possui forma circular e as demais moléculas possuem forma de fita simples linearizadas.

2(ENEM- BR - 2012)Número Original: 52Código: 10901

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

DNA (Genética Molecular) Engenharia Genética Síntese de Proteínas - Regulação Gênica (Genética Molecular) RNA (Genética Molecular) Rec

Questão de Vestibular - ENEM 2012

O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente. A característica de interesse será manifestada em decorrência O do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido. da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido. da expressão de proteinas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado. da sintese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original. da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante. v o o o

3(ENEM- BR - 2008)Número Original: 52Código: 4064

Prova amarela

DNA (Genética Molecular) Síntese de Proteínas - Regulação Gênica (Genética Molecular) Rec

Questão de Vestibular - ENEM 2008

Define-se genoma como o conjunto de todo o material genético de uma espécie, que, na maioria dos casos, são as moléculas de DNA. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possível relação entre o tamanho do genoma — medido pelo número de pares de bases (pb) —, o número de proteinas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas começam a aparecer e já deixam claro que essa relação não existe, como mostra atabela abaixo. Tamanho ‘ci nome E nº de proteinas espécie estimado do rep comum | Croat) | descritas Oryza sativa |arroz '5.000.000.000 224.181 Mus musculus [camundongo | 3.454.200.000 249.081 Homo sapiens [homem 3.400.000,00 459.114 Rattus rato 2.900.000.000 109.077 norvegicus: ‘Drosophila | mosca-da- der 180.000.000 86.255 Interest a ce netirim nino. De acordo com as informações acima, O o conjunto de genes de um organismo define o seu DNA. a produção de proteinas não está vinculada à molécula de DNA. o tamanho do genoma não é diretamente proporcional ao número de proteinas produzidas pelo organismo. quanto mais complexo o organismo, maior o tamanho de seu genoma. genomas com mais de um bilhão de pares de bases São encontrados apenas nos seres vertebrados. oo

4(ENEM- BR - 2012)Número Original: 58Código: 10873

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

DNA (Genética Molecular) Síntese de Proteínas - Regulação Gênica (Genética Molecular) Adaptações ao Meio Ambiente (Evidências da Evolução Biológica) Rec

Questão de Vestibular - ENEM 2012

Os vegetais — biossintetizam — determinadas substâncias (por exemplo, alcaloides e flavonoides), cuja estrutura química e concentração variam num mesmo organismo em diferentes épocas do ano e estágios de desenvolvimento. Muitas dessas substâncias são produzidas para a adaptação do organismo às variações ambientais (radiação UV, temperatura, parasitas, herbivoros, estimulo a polinizadores etc.) ou fisiológicas (crescimento, envelhecimento etc.) As variações qualitativa e quantitativa na produção dessas substâncias durante um ano são possíveis porque o material genético do indivíduo O sofre constantes recombinações para adaptar-se. O muda ao longo do ano e em diferentes fases da vida. O cria novos genes para biossíntese de substâncias específicas. O altera a sequência de bases nitrogenadas para criar novas substâncias. @ possui genes transcritos diferentemente de acordo com cada necessidade

5(ENEM- BR - 2015)Número Original: 89Código: 6345747

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Características da evolução temporal da produção de proteínas marcadas com radiação .f Identificação (Biologia) Com gráfico de barras (biologia).t

Questão de Vestibular - ENEM 2015

Muitos estudos de síntese e endereçamento de proteínas utilizam aminoácidos marcados radioativamente para acompanhar as proteínas, desde fases iniciais de sua produção até seu destino final. Esses ensaios foram muito empregados para estudo e caracterização de células secretoras. Após esses ensaios de radioatividade, qual gráfico representa a evolução temporal da produção de proteínas e sua localização em uma célula secretora? 100 .” rq £ o 27 8 o TReticulo Endoplasmático] 8» EComplexo Golgiense o gu mVesiculas de Secrogao & 3 8 20 10 o ol le Smin 10min 45min Tempo 100 aed rq = wo Z 7 3 wo Reticulo Endoplasmatico] 3 so ECormplexo Golgiense o 3° mVesiculas de Secrogao 8» 3» 10 o! mm Smin 10min 45min Tempo 100 o Eu 57 8 «o TIReticulo Endoplasmático] 8» [Complexo Golgiense O ge HVesiculas de Secreção Sw g 2 10 A o 1 1 Smin 10min 45min Tempo 100 .” ry £ o 27 8 o TReticulo Endoplasmático] 8» EComplexo Golgiense © ge HVesiculas de Secreção Sw g 2 10 tal. ED Smin 10min 45min Tempo 100 ” ry = 0 27 8 o TReticulo Endoplasmático] zo ElCormplexo Golgiense e se mVesiculas de Secregao 8» Ê 20 10 iL TLE iin Smin 10min 45min Tempo

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'