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6(ENEM- BR - 2017)Número Original: 51Código: 6888270

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Fontes históricas sobre a condição dos escravos na sociedade brasileira do segundo reinado.g Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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Fotografia de Augusto Gomes Leal e da ama de leite Mônica, cartão de visita de 1860. KOUTSOUKOS, S. S. M. Amas mercenárias: o discurso dos doutores em medicina e os retratos de amas — Brasil, segunda metade do século XIX. História, Ciência, Saúde-Manguinhos, 2009. Disponível em: http://dx.doi.org. Acesso em: 8 maio 2013. A fotografia, datada de 1860, é um indício da cultura escravista no Brasil, ao expressar a 0 O ambiguidade do trabalho doméstico exercido pela ama de leite, desenvolvendo uma relação de proximidade e subordinação em relação aos senhores. integração dos escravos aos valores das classes médias, cultivando a família como pilar da sociedade imperial. melhoria das condições de vida dos escravos observada pela roupa luxuosa, associando o trabalho doméstico a privilégios para os cativos. esfera da vida privada, centralizando a figura feminina para afirmar o trabalho da mulher na educação letrada dos infantes. distinção étnica entre senhores e escravos, demarcando a convivência entre estratos sociais como meio para superar a mestiçagem.


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7(ENEM - 2015)Número Original: 21Código: 6346531

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Sentido da Lei Áurea dentro do processo gradual de fim da escravidão na segunda metade do século XIX.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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TEXTOI Em todo o país a lei de 13 de maio de 1888 libertou poucos negros em relação à população de cor. A maioria já havia conquistado a alforria antes de 1888, por meio de estratégias possíveis. No entanto, a importância histórica da lei de 1888 não pode ser mensurada apenas em termos numéricos. O impacto que a extinção da escravidão causou numa sociedade constituída a partir da legitimidade da propriedade sobre a pessoa não cabe em cifras. ALBUQUERQUE, W. O jogo da dissimulação: Abolição e cidadania negra no Brasil São Paulo: Cia. das Letras, 2009 (adaptado). TEXTO II Nos anos imediatamente anteriores à Abolição, a população livre do Rio de Janeiro se tomou mais numerosa e diversificada. Os escravos, bem menos numerosos que antes, e com os africanos mais aculturados, certamente não se distinguiam muito facilmente dos libertos e dos pretos e pardos livres habitantes da cidade. Também já não é razoável presumir que uma pessoa de cor seja provavelmente cativa, pois os negros libertos e livres poderiam ser encontrados em toda parte. CHALHOUS, S. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na Corte. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado) Sobre o fim da escravidão no Brasil, o elemento destacado no Texto | que complementa os argumentos apresentados no Texto Il é o(a) variedade das estratégias de resistência dos cativos. controle jurídico exercido pelos proprietários. inovação social representada pela lei. ineficácia prática da libertação. significado político da Abolição. @e@eoe


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8(ENEM - 2015)Número Original: 31Código: 6346539

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Construção do imaginário imperial na figura de D.Pedro II após o Golpe da Maioridade.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
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SARA E Mo bsb do mpetad Do um marra nos tópica. ão Pa: Cia as Les, 198 sat Essas imagens de D. Pedro Il foram feitas no início dos anos de 1850, pouco mais de uma década após o Golpe da Maioridade. Considerando o contexto histórico em que foram produzidas e os elementos simbólicos destacados, essas imagens representavam um @ jovem imaturo que agiria de forma irresponsável © imperador aduito que governaria segundo as leis. O líder guerreiro que comandaria as vitórias militares. O soberano religioso que acataria a autoridade papal @ monarca absolutista que exerceria seu autoritarismo.


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9(ENEM- BR - 2017)Número Original: 76Código: 6888324

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Resistência cultural e produção de memória na luta pela libertação dos escravos na segunda metade do século XIX.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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Sou filho natural de uma negra, africana livre, da Costa da Mina (Nagô de Nação), de nome Luiza Mahin, pagã, que sempre recusou o batismo e a doutrina cristã. Minha mãe era baixa de estatura, magra, bonita, a cor era de um preto retinto e sem lustro, tinha os dentes alvíssimos como a neve, era muito altiva, geniosa, insofrida. Dava-se ao comércio — era quitandeira, muito laboriosa e, mais de uma vez, na Bahia, foi presa como suspeita de envolver-se em planos de insurreição de escravos, que não tiveram efeito. AZEVEDO, E. “La vai verso!”: Luiz Gama e as primeiras trovas burlescas de Getulino. In: CHALHOUB, S.; PEREIRA, L.A. M. À história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998 (adaptado). Nesse trecho de suas memórias, Luiz Gama ressalta a importância dos(as) laços de solidariedade familiar. estratégias de resistência cultural. mecanismos de hierarquização tribal. instrumentos de dominação religiosa. limites da concessão de alforria. VOVOS


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10(ENEM- BR - 2018)Número Original: 61Código: 6971180

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Movimentos abolicionistas no Brasil da segunda metade do século XIX .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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A poetisa Emília Freitas subiu a um palanque, nervosa, pedindo desculpas por não possuir títulos nem conhecimentos, mas orgulhosa ofereceu a sua pena que “sem ser hábil, é em compensação, guiada pelo poder da vontade”. Maria Tomásia pronunciava orações que levantavam os ouvintes. A escritora Francisca Clotilde arrebatava, declamando seus poemas. Aquelas “angélicas senhoras”, “heroínas da caridade”, levantavam dinheiro para comprar liberdades e usavam de seu entusiasmo a fim de convencer os donos de escravos a fazerem alforrias gratuitamente. MIRANDA, A. Disponível em: www.opovoonline.com.br. Acesso em: 10 jun. 2015. As práticas culturais narradas remetem, historicamente, ao movimento feminista. sufragista. socialista. republicano. abolicionista. VODOS


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