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1(ENEM- BR - 2019)Número Original: 19Código: 7456075

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Expostos na web desde a gravidez Mais da metade das mães e um terço dos pais ouvidos em uma pesquisa sobre compartilhamento paterno em mídias sociais discutem nas redes sociais sobre a educação dos filhos. Muitos são pais e mães de primeira viagem, frutos da geração Y (que nasceu junto com a internet) e usam esses canais para saberem que não estão sozinhos na empreitada de educar uma criança. Há, contudo, um risco no modo como as pessoas estão compartilhando essas experiências. É a chamada exposição parental exagerada, alertam os pesquisadores. De acordo com os especialistas no assunto, se você compartilha uma foto ou vídeo do seu filho pequeno fazendo algo ridículo, por achar engraçadinho, quando a criança tiver seus 11, 12 anos, pode se sentir constrangida. A autoconsciência vem com a idade. A exibição da privacidade dos filhos começa a assumir uma característica de linha do tempo e eles não participaram da aprovação ou recusa quanto à veiculação desses conteúdos. Assim, quando a criança cresce, sua privacidade pode já estar violada. OTONI, A. C. O Globo, 31 mar. 2015 (adaptado). Sobre o compartilhamento parental excessivo em mídias sociais, o texto destaca como impacto o(a) @ interferência das novas tecnologias na comunicação entre pais e filhos. desatenção dos pais em relação ao comportamento dos filhos na internet. distanciamento na relação entre pais e filhos provocado pelo uso das redes sociais. fortalecimento das redes de relações decorrente da troca de experiências entre as famílias. desrespeito à intimidade das crianças cujas imagens têm sido divulgadas nas redes sociais. O © ®


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2(ENEM- BR - 2018)Número Original: 6Código: 6971140

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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O Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula — “Paz no futuro e glória no passado.” Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge a luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, Es tu, Brasil, O Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Hino Nacional do Brasil. Letra: Joaquim Osório Duque Estrada. Música: Francisco Manuel da Silva (fragmento). O uso da norma-padrão na letra do Hino Nacional do Brasil é justificado por tratar-se de um(a) WOOO reverência de um povo a seu país. gênero solene de característica protocolar. canção concebida sem interferência da oralidade. escrita de uma fase mais antiga da língua portuguesa. artefato cultural respeitado por todo o povo brasileiro.


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3(ENEM- BR - 2017)Número Original: 29Código: 6888219

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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TEXTO | Fundamentam-se as regras da Gramática Normativa nas obras dos grandes escritores, em cuja linguagem as classes ilustradas pôem o seu ideal de perfeição, porque nela é que se espelha o que o uso idiomático estabilizou e consagrou. LIMA, C. H. R. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989. TEXTO II Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas. Talvez porque a sensualidade real não tem para mim interesse de nenhuma espécie — nem sequer mental ou de sonho —, transmudou-se-me o desejo para aquilo que em mim cria ritmos verbais, ou os escuta de outros. Estremeço se dizem bem. Tal página de Fialho, tal página de Chateaubriand, fazem formigar toda a minha vida em todas as veias, fazem-me raivar tremulamente quieto de um prazer inatingível que estou tendo. Tal página, até, de Vieira, na sua fria perfeição de engenharia sintáctica, me faz tremer como um ramo ao vento, num delírio passivo de coisa movida. PESSOA, F. O livro do desassossego. São Paulo: Brasiliense, 1986. À linguagem cumpre diferentes funções no processo de comunicação. A função que predomina nos textos le II O destaca o “como” se elabora a mensagem, considerando-se a seleção, combinação e sonoridade do texto. coloca o foco no “com o quê” se constrói a mensagem, sendo o código utilizado o seu próprio objeto. focaliza o “quem” produz a mensagem, mostrando seu posicionamento e suas impressões pessoais. orienta-se no “para quem” se dirige a mensagem, estimulando a mudança de seu comportamento. enfatiza sobre “o quê” versa a mensagem, apresentada com palavras precisas e objetivas. v ooo


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4(ENEM - 2017)Número Original: 9Código: 6888976

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Músicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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Dois parlamentos Nestes cemitérios gerais não há morte pessoal. Nenhum morto se viu com modelo seu, especial. Vão todos com a morte padrão, em série fabricada. Morte que não se escolhe e aqui é fornecida de graça. Que acaba sempre por se impor sobre a que já medrasse. Vence a que, mais pessoal, alguém já trouxesse na carne. Mas afinal tem suas vantagens esta morte em série. Faz defuntos funcionais, próprios a uma terra sem vermes. MELO NETO, J. C. Serial e antes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (fragmento). A lida do sertanejo com suas adversidades constitui um viés temático muito presente em João Cabral de Melo Neto. No fragmento em destaque, essa abordagem ressalta o(a) inutilidade de divisão social e hierárquica após a morte. aspecto desumano dos cemitérios da população carente. nivelamento do anonimato imposto pela miséria na morte. tom de ironia para com a fragilidade dos corpos e da terra. indiferença do sertanejo com a ausência de seus próximos. VOVOS


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5(ENEM - 2017)Número Original: 45Código: 6888880

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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O exercício da crônica Escrever prosa é uma arte ingrata. Eu digo prosa fiada, como faz um cronista; não a prosa de um ficcionista, na qual este é levado meio a tapas pelas personagens e situações que, azar dele, criou porque quis. Com um prosador do cotidiano, a coisa fia mais fino. Senta-se diante de sua máquina, acende um cigarro, olha através da janela e busca fundo em sua imaginação um fato qualquer, de preferência colhido no noticiário matutino, ou da véspera, em que, com as suas artimanhas peculiares, possa injetar um sangue novo. MORAES, V. Para viver um grande amor: crônicas e poemas. São Paulo: Cia. das Letras, 1991. Nesse trecho, Vinicius de Moraes exercita a crônica para pensá-la como gênero e prática. Do ponto de vista dele, cabe ao cronista O criar fatos com a imaginação. reproduzir as notícias dos jornais. escrever em linguagem coloquial. construir personagens verossímeis. ressignificar o cotidiano pela escrita. VOO


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