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16(ENEM- BR - 2009)Número Original: 43Código: 3691

Prova Fraudada - Segundo Dia

Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Folclore designa o conjunto de costumes, lendas, provérbios, festas tradicionais/populares, manifestações artísticas em geral, preservado, por meio da tradição oral, por um povo ou grupo populacional. Para exemplificar, cita-se o frevo, um ritmo de origem pernambucana surgido no início do século XX. Ele é caracterizado pelo andamento acelerado e pela dança peculiar, feita de malabarismos, rodopios é passos curtos, além do uso, como parte da indumentária, de uma sombrinha colorida, que permanece aberta durante a coreografia. As manifestações culturais citadas a seguir que integram a mesma categoria folclórica descrita no texto são (A) bumba-meu-boi e festa junina. (D) maracatu e cordel. (B) cantiga de roda e parlenda. (E) catira e samba. (C) saci-pererê e boitatá. A


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17(ENEM- BR - 2009)Número Original: 32Código: 3716

Prova Fraudada - Segundo Dia

Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Esta gramática, pois que gramática implica no seu conceito o conjunto de normas com que torna consciente a organização de uma ou mais falas, esta gramática parece estar em contradição com o meu sentimento. É certo que não tive jamais a pretensão de criar a Fala Brasileira. Não tem contradição. Só quis mostrar que o meu trabalho no foi leviano, foi sério. Se cada um fizer também das observações e estudos pessoais a sua gramatiquinha muito que isso facilitará pra daqui a uns cinquenta anos se salientar normas gerais, não só da falaoraltransitória e vaga, porém da expressão literária impressa, isto é, da estilização erudita da linguagem oral. Essa estilização é que determina a cultura civilizada sob o ponto de vista expressivo. Linguístico. ANDRADE, Mário. Apud PINTO, E. P. A gramatiquinha de Mário de Andrade: toxto & contexto. São Paulo: Duas Cidades: Secretaria de Estado da Culura, 1980 (adaptado). O fragmento é baseado nos originais de Mário de Andrade destinados à elaboração da sua Muitos rascunhos do autor foram compilados, com base nos quais depreende-se do pensamento de Mário de Andrade que ele (A) demonstra estar de acordo com os ideais da gramática normativa. (B) é destituído da pretensão de representar uma linguagem próxima do falar. (©) dá preferência à linguagem literária ao caracterizá-la como estilização erudita da linguagem oral. (D) reconhece a importância do registro do português do Brasil ao buscar sistematizar a língua na sua expressão oral e literária. (E) reflete a respeito dos métodos de elaboração das gramáticas, para que ele se torne mais sério, o que fica Claro na sugestão de que cada um se dedique a estudos pessoais.


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18(ENEM- BR - 2009)Número Original: 118Código: 3874

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Teatro do Oprimido é um método teatral que sistematiza exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, recentemente falecido, que visa à desmecanização física e intelectual de seus praticantes. Partindo do princípio de que a linguagem teatral não deve ser diferenciada da que é usada cotidianamente pelo cidadão comum (oprimido), ele propõe condições práticas para que o oprimido se aproprie dos meios do fazer teatral e, assim, amplie suas possibilidades de expressão. Nesse sentido, todos podem desenvolver essa linguagem e, consequentemente, fazer teatro. Trata- se de um teatro em que o espectador é convidado a substituir o protagonista e mudar a condução ou mesmo o fim da história, conforme o olhar interpretativo e contextualizado do receptor. Companhia Teatro do Oprimido. Disponível em: wruetoro org. br. “Acesso em: 1 jul. 2000 (adaptado) Considerando-se as características do Teatro do Oprimido apresentadas, conclui-se que O esse modelo teatral é um método tradicional de fazer teatro que usa, nas suas ações cênicas, a linguagem rebuscada e hermética falada normalmente pelo cidadão comum. O a forma de recepção desse modelo teatral se destaca pela separação entre atores e público, na qual os atores representam seus personagens e a plateia assiste passivamente ao espetáculo. O sua linguagem teatral pode ser democratizada e apropriada pelo cidadão comum, no sentido de proporcionar-lhe autonomia crítica para compreensão e interpretação do mundo em que vive. & o convite ao espectador para substituir o protagonista e mudar o fim da história evidencia que a proposta de Boal se aproxima das regras do teatro tradicional para a preparação de atores @ a metodologia teatral do Teatro do Oprimido segue a concepção do teatro clássico aristotélico, que visa à desautomação física e intelectual de seus praticantes.


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19(ENEM- BR - 2009)Número Original: 115Código: 3869

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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A dança é importante para o índio preparar o corpo e a garganta e significa energia para o corpo, que fica robusto. Na aldeia, para preparo físico, dançamos desde cinco horas da manha até seis horas da tarde, passa-se o dia inteiro dançando quando os padrinhos planejam a dança dos adolescentes. O padrinho é como um professor, um preparador físico dos adolescentes. Por exemplo, o padrinho sonha com um determinado canto e planeja para todos entoarem. Todos os tipos de dança vêm dos primeiros xavantes: Wamaridzadadzeiwawé, Butséwawé, Tseretomodzatsewawé, que foram descobrindo através da sabedoria como iria ser a cultura Xavante. Até hoje existe essa cultura, essa celebração. Quando o adolescente fura a orelha é obrigatório ele dançar toda a noite, tem de acordar meia-noite para dançar e cantar, é obrigatório, eles vão chamando um ao outro com um grito especial WERE! É TSIRÓBÓ, E. A dança e o canto-celebração da existência xavante. VIS Revista do Programa do Pos-Graduação om Art da UnB. V. 5, n. 2, dez. 2006. A partir das informações sobre a dança Xavante, conclui se que o valor da diversidade artística e da tradição cultural apresentados originam-se da O iniciativa individual do indígena para a prática da dança e do canto. excelente forma física apresentada pelo povo Xavante. multiculturalidade presente na sua manifestação cênica O inexistência de um planejamento da estética da dança, caracterizada pelo ineditismo. @ preservação de uma identidade entre a gestualidade ancestral e a novidade dos cantos a serem entoados.


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20(ENEM- BR - 2008)Número Original: 15Código: 4035

Prova amarela

Dissertação Expositiva (Tipos Textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2008
Questão de Vestibular - ENEM 2008
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William James Herschel, coletor do governo inglês, iniciou na Índia seus estudos sobre as impressões digitais ao tomar as impressões digitais dos nativos nos contratos que firmavam com o governo. Essas impressões serviam de assinatura. Aplicou-as, então, aos registros de falecimentos e usou esse processo nas prisões inglesas, na Índia, para reconhecimento dos fugitivos. Henry Faulds, outro inglês, médico de hospital em Tóquio, contribuiu para o estudo da datiloscopia. Examinando impressões digitais em peças de cerâmica pré-histórica japonesa, previu a possibilidade de se descobrir um criminoso pela identificação das linhas papilares e preconizou uma técnica para a tomada de impressões digitais, utilizando-se de uma placa de estanho e de tinta de imprensa. Inter: comeu > (com adaptações). Que tipo de relação orientava os esforços que levaram à descoberta das impressões digitais pelos ingleses e, posteriormente, à sua utilização nos dois países asiáticos? O De fraternidade, já que ambos visavam aos mesmos fins, ou seja, autenticar contratos. © De dominação, já que os nativos puderam identificar os ingleses falecidos com mais facilidade. & De controle cultural, já que Faulds usou a técnica para libertar os detidos nas prisões japonesas. ® De colonizador-colonizado, ja que, na Índia, a invenção foi usada em favor dos interesses da coroa inglesa. De médico-paciente, já que Faulds trabalhava em um hospital de Tóquio.


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